GNB PPR GLOBAL EQUITIES OPPORTUNITIES

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 77 times
Been thanked: 26 times

GNB PPR GLOBAL EQUITIES OPPORTUNITIES

Mensagem por CountMeIn »

https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/s ... encyId=EUR

Investimento em ETF's de ações Mundiais. Minímo 85%; Até 15% em Mercados Emergentes.

TER de 1.4% (1% de comissão de gestão).

Parece-me um produto interessante, mas não consegui ver a composição ? Não sei quais são os ETF que irá deter e as proporções, se alguém tiver essa info partilhe.

Pode vir a bater o típico ETF com o benefício de entrada e de saída em alguns casos específicos.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 904 times
Been thanked: 1201 times

Re: GNB PPR GLOBAL EQUITIES OPPORTUNITIES

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 11 out 2025 17:42 https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/s ... encyId=EUR

Investimento em ETF's de ações Mundiais. Minímo 85%; Até 15% em Mercados Emergentes.

Parece-me um produto interessante, mas não consegui ver a composição ? Não sei quais são os ETF que irá deter e as proporções, se alguém tiver essa info partilhe.

Pode vir a bater o típico ETF com o benefício de entrada e de saída em alguns casos específicos.
Pelo que vi esse ETF ainda nem tem 1 mês, mas segundo o site da gnb tem para já o ISHARES MSCI WORLD.

Só fazendo contas, mas o pessoal vai te dizer que mais vale comprar os ETFs do que fazer o PPR mesmo com taxa de saída mais baixa e beneficio fiscal no IRS porque já houve esse tipo de discussão por aqui.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 77 times
Been thanked: 26 times

Mensagem por CountMeIn »

D@emoon Escreveu: 12 out 2025 15:59
CountMeIn Escreveu: 11 out 2025 17:42 https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/s ... encyId=EUR

Pelo que vi esse ETF ainda nem tem 1 mês, mas segundo o site da gnb tem para já o ISHARES MSCI WORLD.

Só fazendo contas, mas o pessoal vai te dizer que mais vale comprar os ETFs do que fazer o PPR mesmo com taxa de saída mais baixa e beneficio fiscal no IRS porque já houve esse tipo de discussão por aqui.
É muito recente sim, mas podiam ter a carteira algures.

Isso do que vale mais depende muito.
Se alguém quiser fazer as contas a 8 anos com beneficio de entrada e de saida do PPR, força.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 904 times
Been thanked: 1201 times

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 15 out 2025 15:28
É muito recente sim, mas podiam ter a carteira algures.
E têm, por isso eu ter dito o ETF que têm, devem de começar a comprar assim que tenham mais capital.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kalash
Registado: 04 nov 2025 17:20

Mensagem por Kalash »

Parece-me bastante simples..a carteira é composta em quase 94% pelo ishares msci core, o resto está em liquidez. Portanto a carteira são as ~1300 empresas que compõem o índice. O PPR assim é praticamente de gestão passiva.

Agrada-me bastante o facto de ser muito básico e transparente:

O objetivo de investimento do OIC é proporcionar aos participantes o acesso a uma carteira diversificada de ETF de ações.
O OIC não irá investir em ETFs alavancados ou inversos. Na prossecução do objetivo do OIC enquanto OIC de ETF’s de ações, o OIC investirá no mínimo 85% do seu valor líquido global em ETF’s de ações.
O OIC poderá investir até um máximo de 15% dos seus ativos em ETFs de ações de Mercados Emergentes.
O OIC poderá ainda investir a título acessório em liquidez, certificados de depósito, papel comercial, dívida pública e obrigações.

A comissão poderia ser mais baixa - são gulosos - para o "trabalho" que têm. Mas ainda assim acredito que esteja no limite inferior das comissões deste tipo de produtos. Acho que não existe nenhum PPR com menos de 1% de comissão de gestão, levando os encargos correntes para no mínimo 1.40% que é o caso deste.

Se a ideia do gestor é manter assim a carteira, do MSCI World descontam as comissões e o valor em liquidez e a rentabilidade será a do índice. Parece-me bem, sendo que os índices se portam melhor que a maior parte dos gestores e sendo este um produto que muitos vão levar até à reforma, praticamente 100% um índice como esse, é uma boa opção..

A maior parte >99% dos PPR são mal geridos e os restantes <1% acabam por ser inconstantes. Vejam o NB PPR, o Alves Ribeiro, a Casa de Investimento etc..e comparem com o MSCI World a 1,3,5,10 anos.
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 45 times
Been thanked: 51 times

Mensagem por faraine82 »

As comissões poderiam ser mais baixas, se o objetivo é comprar um ETF que segue o indice...

O PPR Stoik, por exemplo, tem Comissão Administrativa e de Gestão Fixa de 1% mais 0.08% de Comissão de Depósito (Banco Depositário) totalizando 1.08%. E a carteira é bastante mais complexa, embora o gestor tenha uma filosofia de buy and hold o que minimiza a rotatividade da carteira.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 412 times
Been thanked: 494 times

Mensagem por Lvsitano »

A questão é que estão a considerar apenas que o PPR vai investir sempre num ETF MSCI World, e possivelmente algum de mercados emergentes. Mas ninguém sabe, nem controla as decisões dos gestores do fundo. Quem é que me garante que amanhã não se metem a investir num ETF com proteção cambial, e o investidor é que vai ter a quebra na rentabilidade devido a isso?
Além disso é preciso considerar que para além do custo de gestão do PPR, ainda há o custo de gestão passiva do ETF.

1.4% pode não parecer muito, mas ao longo de anos, décadas até, come imenso. E come sempre, nos anos bons, e nos maus também.

Em relação a compensar pela fiscalidade, já foi discutido no passado, e até há contas. Mas usando o GPT-5, pedi para simular um cenário hipotético, com um investimento de 10k anual, durante 20 anos, assumindo uma rentabilidade de 8% ao ano, e pedi que aplicasse um imposto de 19.6% sobre as mais valias, o que daria um valor líquido de 407.100€

Pedi para fazer um segundo cenário hipotético, com o mesmo investimento de 10k anual, durante 20 anos, assumindo uma rentabilidade de 8% ao ano, mas com um custo de gestão anual de 1.4%, e que no final fosse aplicado um imposto de 8% sobre as mais valias, daria um valor líquido de 379.860€

No final, mesmo com uma fiscalidade mais penalizadora, o ETF conseguiu retornar ao investidor mais de 27 mil euros acima do PPR. Na grande maioria dos casos, e especialmente nos investimentos de maior duração e com montantes mais elevados, este PPR nunca vai compensar face ao ETF.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 142 times
Been thanked: 115 times

Mensagem por Alex »

Se eu for comprar os ingredientes e fizer a comida em casa também sai mais barato do que ir ao restaurante comer, além disso tenho mais controlo sobre a qualidade e origem dos ingredientes. :D
Mas tenho que saber cozinhar, gastar tempo nas compras e a cozinhar, etc...

Aqui é algo semelhante, se não queres ter trabalho, esse PPR não é mau, se queres ter trabalho é como o Lvsitano diz.
Kalash
Registado: 04 nov 2025 17:20

Mensagem por Kalash »

Lvsitano Escreveu: 04 nov 2025 22:51 A questão é que estão a considerar apenas que o PPR vai investir sempre num ETF MSCI World, e possivelmente algum de mercados emergentes. Mas ninguém sabe, nem controla as decisões dos gestores do fundo. Quem é que me garante que amanhã não se metem a investir num ETF com proteção cambial, e o investidor é que vai ter a quebra na rentabilidade devido a isso?
Além disso é preciso considerar que para além do custo de gestão do PPR, ainda há o custo de gestão passiva do ETF.

1.4% pode não parecer muito, mas ao longo de anos, décadas até, come imenso. E come sempre, nos anos bons, e nos maus também.

Em relação a compensar pela fiscalidade, já foi discutido no passado, e até há contas. Mas usando o GPT-5, pedi para simular um cenário hipotético, com um investimento de 10k anual, durante 20 anos, assumindo uma rentabilidade de 8% ao ano, e pedi que aplicasse um imposto de 19.6% sobre as mais valias, o que daria um valor líquido de 407.100€

Pedi para fazer um segundo cenário hipotético, com o mesmo investimento de 10k anual, durante 20 anos, assumindo uma rentabilidade de 8% ao ano, mas com um custo de gestão anual de 1.4%, e que no final fosse aplicado um imposto de 8% sobre as mais valias, daria um valor líquido de 379.860€

No final, mesmo com uma fiscalidade mais penalizadora, o ETF conseguiu retornar ao investidor mais de 27 mil euros acima do PPR. Na grande maioria dos casos, e especialmente nos investimentos de maior duração e com montantes mais elevados, este PPR nunca vai compensar face ao ETF.

Mas há quem queira investir em PPR para retirar o máximo da dedução fiscal - porque conseguem com certeza atingir os 20% liquido daquele ano especifico e - por exemplo - mais tarde, passado 5 anos começar progressivamente a retirar para amortizar na prestação mensal do CH.

Para quem 'tenha'/queira de investir num PPR - talvez a médio/longo prazo, esta seja a melhor solução atualmente p quem queira estar exposto a etf's/msci/mercados - porque gestão activa...honestamente alguns excedem os encargos correntes mesmo deste (1.40%) e não apresentam melhores rentabilidades que o índice como o msci.
faraine82

Mensagem por faraine82 »

Lvsitano Escreveu: 04 nov 2025 22:51 A questão é que estão a considerar apenas que o PPR vai investir sempre num ETF MSCI World, e possivelmente algum de mercados emergentes. Mas ninguém sabe, nem controla as decisões dos gestores do fundo. Quem é que me garante que amanhã não se metem a investir num ETF com proteção cambial, e o investidor é que vai ter a quebra na rentabilidade devido a isso?

Eu experimentei fazer as contas para um investimento com as seguintes caracteristicas:
- Prazo: até aos 60 anos, altura que se pode retirar o dinheiro. Vou simular para quem começa com 20 anos, 36 anos, 45 anos e 51 anos.
- Reforços anuais do valor máximo que dá beneficio fiscal. 2000€ até aos 35 anos, 1750€ até aos 50 anos e 1500€ até aos 60 anos
- Rentabilidade: 8%. Para o PPR com a comissão de 1,4% a rentabilidade efetiva será de 6,6%
- Beneficios fiscais: serão utilizados os beneficios fiscais à entrada e à saída. Os beneficios fiscais do PPR serão reinvestidos no PPR ano seguinte, mais o reforço anual.

Para quem começa a investir aos 20 anos (prazo de investimento de 40 anos). O ETF tem uma valorização 13,2% superior do PPR:
- PPR após impostos: 429207,9972
- ETF após impostos: 485065,6495

Para quem começa a investir aos 36 anos (prazo de investimento de 25 anos). Valorização práticamente igual:
- PPR após impostos: 119916
- ETF após impostos: 120218

Para quem começa a investir aos 51 anos (prazo de investimento de 10 anos). O PPR tem uma valorização de 13,2% superior à do ETF
- PPR após impostos: 24475
- ETF após impostos: 21616

Em resumo:
- Num prazo de investimento inferior a 25 anos o PPR tem uma valorização superior em relação ao ETF.
- Num prazo superior a 25 anos o ETF começa a destacar-se.

Se optarmos por investir o beneficio fiscal à entrada no ETF em vez do PPR então estaremos a optimizar o investimento, e o horizonte temporal em que compensa investir no PPR aumenta.

Estes calculos prossupõem que a rentabilidade do PPR e do ETF são iguais, sem comissões, mas isto raramente acontece devido à gestão ativa que acaba por ser feita.

PS: Penso que não me enganei nas contas mas estão à vontade para me corrigir :)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 412 times
Been thanked: 494 times

Mensagem por Lvsitano »

É natural que se note mais em períodos mais longos, pois quantos mais anos maior a erosão da comissão de gestão no PPR. Mas parece-me pouco realista andar a investir valores só para obter as deduções fiscais. A pessoa está a investir para fazer crescer o dinheiro ou anda atrás de borlas fiscais? :D Também acho pouco realista alguém dizer que vai reinvestir as deduções fiscais, porque simplesmente não vai ter o capital em mãos.

Não esquecer também que assumir que este PPR vai continuar a investir apenas no MSCI World durante décadas é ser um bocado ingénuo :lol:
Alex Escreveu: 05 nov 2025 13:15 Se eu for comprar os ingredientes e fizer a comida em casa também sai mais barato do que ir ao restaurante comer, além disso tenho mais controlo sobre a qualidade e origem dos ingredientes. :D
Mas tenho que saber cozinhar, gastar tempo nas compras e a cozinhar, etc...

Aqui é algo semelhante, se não queres ter trabalho, esse PPR não é mau, se queres ter trabalho é como o Lvsitano diz.
Trabalho em quê? Investir num ETF MSCI World tanto trabalho como investir num PPR...
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 05 nov 2025 21:33
Trabalho em quê? Investir num ETF MSCI World tanto trabalho como investir num PPR...
Para ti é igual, mas para quem nunca investiu na bolsa sabes bem que não, comprender o que é um ETF, escolher uma corretora, comissões, etc...
Em contra-partida tens um gestor de conta a propror-te um PPR, já com os flocos todos mastigados....
faraine82

Mensagem por faraine82 »

Pessoalmente invisto em PPR por causa das borlas fiscais, porque é o beneficio fiscal à entrada que dá para equilibrar as comissões.
Faço o máximo para os beneficios fiscais e o resto invisto em ETF.

Quanto ao reinvestimento do beneficio fiscal à entrada, depende da disciplina de cada um. Eu diria que se não tem a discplina para passados 6 meses reinvestir o beneficio que recebeu então se calhar também não tem a disciplina para estar investido 40 anos em ETF e nunca vender nas crises. E nesse ponto o PPR acaba por ser bom porque acaba por "forçar" o investidor a ficar no mercado pois as condições para se poder levantar o dinheiro são restritas. E quer queira-se quer não a componente psicologica do investidor tem uma grande importância, sendo o exemplo mais famoso o fundo Magellan do Peter Lynch com uma rentabilidade média anual de 29,1% mas o investidor médio do fundo perdeu dinheiro porque comprava quando o mercado subia e vendia em pânico quando o mercado descia.

Como disse na última frase, também sou de opinião que muito raramente o PPR vai ficar investido apenas no ETF de indice. A gestão ativa irá ter sempre a tendência para "inventar" qualquer coisa para justificar o pagamento das comissões. Mas quis partir do mesmo pressuposto que tu, a rentabilidade do PPR era igual à rentabilidade do ETF menos a comissão.

Dito isto tudo, eu não sou um grande defensor dos PPR até porque só invisto neles no limite dos beneficios fiscais à entrada e o resto em ETF. Mas reconheço que os PPR têm o seu espaço e que em algumas situações têm vantagens em relação aos PPR, sendo as limitações de resgate uma delas.
faraine82

Mensagem por faraine82 »

Alex Escreveu: 06 nov 2025 10:47
Lvsitano Escreveu: 05 nov 2025 21:33
Para ti é igual, mas para quem nunca investiu na bolsa sabes bem que não, comprender o que é um ETF, escolher uma corretora, comissões, etc...
Em contra-partida tens um gestor de conta a propror-te um PPR, já com os flocos todos mastigados....
Na questão de escolher a corretora, perceber comissões, etc diria que nos PPR não é melhor uma vez que a maioria dos bancos impigem PPR que não valem um chavo e a maioria com comissões muito altas.

Claro que escolhendo uma boa entidade gestora consegue-se um bom acompanhamento, mas em relação aos bancos muitas vezes nem o gestor de conta percebe grande coisa do que está a falar.
Alex

Mensagem por Alex »

faraine82 Escreveu: 06 nov 2025 10:58 Na questão de escolher a corretora, perceber comissões, etc diria que nos PPR não é melhor uma vez que a maioria dos bancos impigem PPR que não valem um chavo e a maioria com comissões muito altas.
PPR é algo que todos nós ouvimos falar desde a decada de 80, toda a gente tem uma ideia do que é, agora um ETF? Boa sorte com isso.
Tens conta num banco e ligam-te a propor-te um PPR, não precisas de saber o que é uma corretora, como se dá ordens de compra e venda, etc...alguém te liga a propor negociar ETF?

O ponto é, os conhecimentos para conseguires negociar ETF versus teres um gestor de conta a propôr-te um PPR.

É a diferença entre ires a um restaurante e comeres uma posta de garoupa grelhada (pagas mais de 60€/quilo) e ires comprar (pagas +/- a 25€/quilo)e fazeres tu, tens que saber ver se o peixe está fresco, tens que o preparar, fazer brasas, etc...
Responder