YTD:Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 12:02
Como chegas a essa conclusão?
Fonte: https://squaream.pt/pt/rendibilidades/
Property: 5,55%
CA: 5,53%
YTD:Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 12:02
Como chegas a essa conclusão?
Fonte: https://squaream.pt/pt/rendibilidades/
Aproveito para pedir uma opinião.
Na minha opinião não faz sentido estar a multiplicar a valorização/desvalorização de um mês por 12, esse valor não serve para nada, só se fosse fixo, mas sendo fixo bastava comparar a taxa, não precisavas de estar a fazer contas.JRJordao Escreveu: ↑13 nov 2025 15:05Aproveito para pedir uma opinião.
Tenho um Excel básico onde registo os vários produtos, valor + taxa de rendibilidade, uma linha por mês. Nos DPs a taxa é fixa, nos CAs atualiza quando uma subscrição assinala trimestre.
Que taxa acham que faria sentido colocar para estes fundos, para comparação com os produtos mencionados acima?
Atualmente, estou a usar
(valor no início do mês X+1 - valor no início do mês X) / (valor no início do mês X) x 12
Assumindo preço 12,85 no início de dezembro, em novembro fico com cerca de 20% no Property
(12,85 - 12,64) / 12,64 x 12 = 19,94%
No Excel utilizo o valor do investimento, não o preço da UP, mas vai dar ao mesmo.
Mas se em 30/06 usares o YTD corrente, não estarás para esse segundo trimestre (01/04 a 30/06) a considerar também o progresso do primeiro?
Ainda para mais no produto que é, que só tem janelas de resgate de 2 em 2 meses e que pode estar até 4 meses sem tocar na xixa depois de submeter um pedido de resgate.Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 15:43 Na minha opinião não faz sentido estar a multiplicar a valorização/desvalorização de um mês por 12, esse valor não serve para nada, só se fosse fixo, mas sendo fixo bastava comparar a taxa, não precisavas de estar a fazer contas.
Para mim, comparo o YTD e faço-o trimestralmente. valor do inicio do ano versus valor a 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12, em todos os produtos, sejam taxa fixa, seja variáveis e nos casos que incluem distribuição de dividendos ou pagamento de juros adiciono ao valor.
O "dividendo" é a rentabilidade que ele dá, se eles procuram imóveis com yields de 7% e se te "dão" 6% ( que é o que parece que vai acontecer este ano ), é bastante bom, até porque o fundo tem comissão de gestão de 1%, a média de rentabilidade de um senhorio em Lisboa é entre 4%/5%, ainda estás a ganhar mais que a maoria sem chatices de pagar impostos, inquilinos, obras, seguros, condominios etc., agora obviamente que a valorização de um imóvel comprado é diferente, mas também recordo que entre 2008 a 2015 os imóveis em Portugal perderam 35% do seu valor no geral e o fundo primo dele continuou a dar 5% ao ano, e que muito provávelmente este iria fazer semelhante.Patanisca Escreveu: ↑13 nov 2025 16:18
Ainda para mais no produto que é, que só tem janelas de resgate de 2 em 2 meses e que pode estar até 4 meses sem tocar na xixa depois de submeter um pedido de resgate.
Este produto é um produto de longo prazo, a ideia é manter lá o dinheiro muito tempo, como proteção contra a inflação, da mesma maneira que o faríamos se comprássemos um imóvel físico.
Não valoriza tanto quanto o imobiliário físico (atualmente está ao rubro), nem se obtém dividendos com rendas. Mas também não dá chatices nenhumas, é só pegar no telemóvel e "tau". Eu prezo muito isso. Além de que ter a totalidade da liquidez do investimento num prazo 2 a 4 meses, comparado com um imóvel físico, é mais vantanjoso.
Depende do que pretendes, a mim não me interessa um trimestre em especial, interessa-me ver a evolução anual entre os vários ativos, faço-o trimestralmente (acumulado) porque tenho tempo para isso, lembrei-me que o Microsoft Money faz isso de uma maneira muito fácil, só tenho que atualizar os valores dos ativos (são cerca de 30) manualmente à data (porque o produto foi descontinuado pela Microsoft há uns anos e deixou de atualizar automaticamente) e o programa faz as contas, da rentabilidade YTD e anualizada.JRJordao Escreveu: ↑13 nov 2025 16:01 Mas se em 30/06 usares o YTD corrente, não estarás para esse segundo trimestre (01/04 a 30/06) a considerar também o progresso do primeiro?
Ou seja, os YTD a 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12, referem-se a períodos de tempo de dimensão distinta e cada um incluindo também os anteriores.
Considerando que a gestão é feita pela mesma empresa e que os resultados são muito semelhantes, ter um ou outro parece ser pouco relevante, no entanto a duvida que tenho é se gestão passa a dar preferência a um produto em detrimento de outro já que ambos têm o mesmo âmbito.
Após este grande "salto" no Property (o CA também teve, mas menor), as rendibilidades ficaram mais equilibradas. Mas antes disso, a diferença a favor do CA chegou a ser considerável. Ver abaixo a situação em julho 2025.Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 17:25Considerando que a gestão é feita pela mesma empresa e que os resultados são muito semelhantes, ter um ou outro parece ser pouco relevante, no entanto a duvida que tenho é se gestão passa a dar preferência a um produto em detrimento de outro já que ambos têm o mesmo âmbito.
A acompanhar com atenção.
Os gestores são diferentes, e os imóveis obviamente que são diferentes, cada um tem a sua valorização, a gestão sim é muito semelhante, ativos em Portugal e Espanha, yields de 7%/7,5% ( ajustado ao mercado que existir na altura ), não me recordo se foi no Best ou em outro vídeo, vi o CEO a dizer que os fundos fazem concorrência um ao outro, agora obviamente que um tem a capacidade de comprar shoppings de 100M€ e o outro não.Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 17:25
Considerando que a gestão é feita pela mesma empresa e que os resultados são muito semelhantes, ter um ou outro parece ser pouco relevante, no entanto a duvida que tenho é se gestão passa a dar preferência a um produto em detrimento de outro já que ambos têm o mesmo âmbito.
A acompanhar com atenção.
Aí é que já não consigo perceber, a quantidade de imóveis no Property continua a crescer, acho que em termos de diversificação não é muito por aí, mas estou aberto a ouvir opiniões
Sendo o Property já bem diversificado em imóveis, uma carteira 50/50 de Property/CA será muito mais.
Também tenho os 2 para aumentar a diversificação.JRJordao Escreveu: ↑13 nov 2025 18:48Sendo o Property já bem diversificado em imóveis, uma carteira 50/50 de Property/CA será muito mais.
Se um prédio do Property arder, com apenas 50% do capital nesse fundo, sofro menos.
Isto também porque vou aplicar um montante considerável nestes produtos.