Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 87 times
Been thanked: 114 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Lvsitano Escreveu: 22 dez 2025 16:13 Mas no Property Core não tens liquidez imediata. Mais vale teres numa conta remunerada, tipo da TR, com 2% e que a qualquer momento resgatas e normalmente fica de imediato disponível, ao contrário do Pictet que muitas vezes demora mais do que 2 dias a ficar disponível.
Eu sei, e referi isso, quando precisar de liquidez (muita) não me vou agarrar ao Property, vou resgatar UPs aos fundos de ações.
TR, Tradings212, XTBs e afins, só pela quantidade de spam de anúncios que me obrigam a ver no youtube nunca na vida lá abrirei conta, mas isso é por princípio. Odeio-as mesmo, pior que a sarna! :mrgreen:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 950 times
Been thanked: 1288 times

Mensagem por D@emoon »

O que faria alguém com visão estratégica e foco na eficiência fiscal:

Aguardaria por um bear market (quem sabe já em 2026), com uma possível correção de 25% a 30% nos fundos de ações, dava-os como colateral, em média os bancos fazem um rácio de 50% em fundos de ações, e comprava o Porsche.

Durante esse período, iria pagando o colateral ( normalmente apenas juros ao fim de 12 meses, embora seja possível ir amortizando o capital o que seria o ideal ) depois do bear market com os fundos a recuperar, o mais provável é que, em 2/3 anos, com a valorização dos ativos, fosse possível liquidar totalmente o capital em dívida e encerrar o crédito com a descativação dos fundos.

O resultado seria uma descapitalização patrimonial quase nula, ausência de mais-valias por não haver venda de ativos e, no final, o Porsche na garagem.

O ideal será sempre num bear market para existir potencial de valorização a seguir, e ir abatendo o colateral com capital por fora, o objetivo é sair ainda com ganhos nos fundos e o colateral limpo, a maioria de investidores com muito dinheiro fazem isto sem nunca venderem os ativos, chamam-lhe de Buy, Borrow, Die" na América.

Um quadro resumo do Chat GPT:
Anexos
LombardLoan.jpg
LombardLoan.jpg (179.38 KiB) Visto 574 vezes
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 435 times
Been thanked: 502 times

Mensagem por Lvsitano »

Patanisca Escreveu: 22 dez 2025 16:58 TR, Tradings212, XTBs e afins, só pela quantidade de spam de anúncios que me obrigam a ver no youtube nunca na vida lá abrirei conta, mas isso é por princípio. Odeio-as mesmo, pior que a sarna! :mrgreen:
Ver anúncios no Youtube é para os tolos :mrgreen: Há anos que não sei o que isso é, adblocker all the way
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 22 dez 2025 20:44 Ver anúncios no Youtube é para os tolos :mrgreen: Há anos que não sei o que isso é, adblocker all the way
Se fosse só esse o "problema"..eu sempre tive a mesma opinião que o Patanisca em relação a plataformas, para mim também é zero, sou de outra geração :lol:

Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 162 times
Been thanked: 135 times

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 22 dez 2025 20:33 O que faria alguém com visão estratégica e foco na eficiência fiscal:

Aguardaria por um bear market (quem sabe já em 2026), com uma possível correção de 25% a 30% nos fundos de ações, dava-os como colateral, em média os bancos fazem um rácio de 50% em fundos de ações, e comprava o Porsche.

Durante esse período, iria pagando o colateral ( normalmente apenas juros ao fim de 12 meses, embora seja possível ir amortizando o capital o que seria o ideal ) depois do bear market com os fundos a recuperar, o mais provável é que, em 2/3 anos, com a valorização dos ativos, fosse possível liquidar totalmente o capital em dívida e encerrar o crédito com a descativação dos fundos.

O resultado seria uma descapitalização patrimonial quase nula, ausência de mais-valias por não haver venda de ativos e, no final, o Porsche na garagem.

O ideal será sempre num bear market para existir potencial de valorização a seguir, e ir abatendo o colateral com capital por fora, o objetivo é sair ainda com ganhos nos fundos e o colateral limpo, a maioria de investidores com muito dinheiro fazem isto sem nunca venderem os ativos, chamam-lhe de Buy, Borrow, Die" na América.

Um quadro resumo do Chat GPT:
Como tudo na vida há prós e contras, ao Berardo a coisa não correu bem.... 8-)
Dependendo da situação, até pode ser útil mas penso que é algo que tem que ser analisado com muito detalhe.
Se quisesse gastar 150 mil € (Porche, por exemplo) agora usaria certificados de aforro. O IRS já está descontado e a taxa de juro liquida é bastante inferior ao custo de um empréstimo, mesmo com colateral.
Sou antiquado, o ideal é não ter empréstimos, independentemente da taxa. Durante vários anos tive a taxa de juro do empréstimo à habitação inferior à rentabilidade dos investimentos e não amortizei mas nunca sabemos quando há um colapso, uma fraude ou uma falência. Assim que as taxas começaram novamente a subir, assim como o seguro de vida, acabei com o empréstimo. E senti-me realmente livre! :D
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 23 dez 2025 10:00
Como tudo na vida há prós e contras, ao Berardo a coisa não correu bem.... 8-)
Dependendo da situação, até pode ser útil mas penso que é algo que tem que ser analisado com muito detalhe.
Se quisesse gastar 150 mil € (Porche, por exemplo) agora usaria certificados de aforro. O IRS já está descontado e a taxa de juro liquida é bastante inferior ao custo de um empréstimo, mesmo com colateral.
Sou antiquado, o ideal é não ter empréstimos, independentemente da taxa. Durante vários anos tive a taxa de juro do empréstimo à habitação inferior à rentabilidade dos investimentos e não amortizei mas nunca sabemos quando há um colapso, uma fraude ou uma falência. Assim que as taxas começaram novamente a subir, assim como o seguro de vida, acabei com o empréstimo. E senti-me realmente livre! :D
É por isso que os colaterais têm rácios de financiamento definidos, se tiveres, por exemplo 150.000 € num depósito a prazo, o banco financia a 100% e coloca os 150.000 € na conta, no caso de um fundo de acções, depende da classe de risco, o rácio pode ser de 50%, ou seja, 75.000 €, existe uma margem confortável para as coisas não correrem mal, sobretudo se entrares num bear market com uma correção já superior a 20% e um potencial de recuperação a seguir grande.

Agora isto não é para todos, nos EUA, este tipo de estratégia é sobretudo utilizada por milionários, em Portugal, é analisada ao detalhe pelas grandes casas de investimento para clientes de elevado património, para o pessoal mais comum como nós, faz mais sentido em horizontes mais curtos, não numa lógica de "Buy, Borrow, Die" mas sim para novos investimentos ou para a compra de uma casa, porque uma das grandes vantagens é a liquidez, só pagas juros ao fim de 1 ano o que significa 11 meses sem encargos no crédito, com total flexibilidade para ir amortizando capital quando e como se quiser parecido às contas caucionadas das empresas.

Quanto a quem possa já estar a pensar no fundo Property 😄, infelizmente este não serve para este tipo de operação devido à sua falta de liquidez, apesar de subir todos os dias, não é isento de risco e o colateral não pode ficar “preso” entre 2 a 4 meses à espera do resgate para pagar o crédito, senão… ui ui 😄 há muito que já tinha feito vários colaterais :lol:

Já agora, o Property bateu hoje o ano de 2022, record de rentabilidade!!!

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Patanisca Escreveu: 22 dez 2025 14:01 Hoje vendi o que tinha no Pictet-Short-Term Money Market EUR R.
Vou aqui só partilhar a minha experiência pessoal.

A ideia deste fundo era servir de buffer para ter alguma liquidez disponível, tipo uns 3-4 meses de rendimentos do agregado, mobilizáveis em 1-2 dias úteis, e que fosse rendendo mais qualquer coisa do que estar parado à ordem. Ter dinheiro pronto para um imprevisto, ou para comprar uns dips, sem estar 100% parado.
...
LOL bela me... coisa.

Imagem
Alex

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 23 dez 2025 10:54 porque uma das grandes vantagens é a liquidez, só pagas juros ao fim de 1 ano o que significa 11 meses sem encargos no crédito
Hum...também acreditas no pai natal? :lol: Essa eventual liquidez tem um custo, não é de borla. ;)
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 636 times
Been thanked: 1143 times

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 23 dez 2025 11:49
Patanisca Escreveu: 22 dez 2025 14:01 Hoje vendi o que tinha no Pictet-Short-Term Money Market EUR R.

A ideia deste fundo era servir de buffer para ter alguma liquidez disponível, tipo uns 3-4 meses de rendimentos do agregado, mobilizáveis em 1-2 dias úteis, e que fosse rendendo mais qualquer coisa do que estar parado à ordem. Ter dinheiro pronto para um imprevisto, ou para comprar uns dips, sem estar 100% parado.
...
LOL bela me... coisa.

Imagem
Liquidez é em conta com transferências imediatas, que não celebram feriados ;)
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

JRJordao Escreveu: 23 dez 2025 12:01
Patanisca Escreveu: 23 dez 2025 11:49

...
LOL bela me... coisa.

Imagem
Liquidez é em conta com transferências imediatas, que não celebram feriados ;)
Claro, por isso é que isto ainda me veio dar mais razão ao meu argumento. No meu cenário, ter capital cativo naquele fundo é um erro.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 23 dez 2025 11:51
Hum...também acreditas no pai natal? :lol: Essa eventual liquidez tem um custo, não é de borla. ;)
Alex, pagas o capital quando queres, e os juros são creditados no terminus do contrato que é de 12 meses, logo não pagas durante o ano, o que traz muita liquidez, vou dar um exemplo rápido, tens um crédito pessoal, pagas juros e capital todos os meses, se tiveres capital para fazer um DP e se te dão 100% do valor, pegas nesse capital abates o crédito pessoal ( que tinha um custo mensal ) e ficas a pagar zero durante 11 meses, o que te pode dar um alivio nas contas, claro que tens de pagar os juros acumulados no final, mas como tens a flexibilidade de pagar o capital quando queres ( tens de renovar o contrato ), é sempre menos, isto claro é um exemplo onde estes tipos de crédito podem ser utilizados, mas também podes pegar no capital que tens e em vez de estares a fazer este tipo de jogada abates o crédito pessoal que tinhas e pronto, o Patanisca quer comprar o Porsche com o dinheiro que tem :lol:

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 23 dez 2025 12:08
Claro, por isso é que isto ainda me veio dar mais razão ao meu argumento. No meu cenário, ter capital cativo naquele fundo é um erro.
Quinta e Sexta Feira são feriados target bancários, mais um bocado e só tinhas o capital no próximo ano :lol:

Podes dar ordem de compra de qualquer fundo logo sem ter de esperar pela liquidação do resgate, só tens de ter em atenção o capital que te aparece nos saldos disponiveis para não ficar negativo e pagar juros, mas normalmente quando se tem algum capital á ordem isso nem se coloca, embora os juros também não seja nada de mais atendendo que nunca passa muitos dias entre a liquidação e a compra...já não apanhaste os 0,04% de subida de hoje no Property :lol:

Alex

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 23 dez 2025 12:44
Alex Escreveu: 23 dez 2025 11:51
Alex, pagas o capital quando queres, e os juros são creditados no terminus do contrato que é de 12 meses, logo não pagas durante o ano, o que traz muita liquidez, vou dar um exemplo rápido, tens um crédito pessoal, pagas juros e capital todos os meses, se tiveres capital para fazer um DP e se te dão 100% do valor, pegas nesse capital abates o crédito pessoal ( que tinha um custo mensal ) e ficas a pagar zero durante 11 meses, o que te pode dar um alivio nas contas, claro que tens de pagar os juros acumulados no final, mas como tens a flexibilidade de pagar o capital quando queres ( tens de renovar o contrato ), é sempre menos, isto claro é um exemplo onde estes tipos de crédito podem ser utilizados, mas também podes pegar no capital que tens e em vez de estares a fazer este tipo de jogada abates o crédito pessoal que tinhas e pronto, o Patanisca quer comprar o Porsche com o dinheiro que tem :lol:
D@emoon, ao ler o teu comentário fiquei com a sensação que os bancos são entidades de beneficência... :lol: :lol:
Todas as "facilidades" que referes são pagas pelo cliente (estão na taxa de juro).
Como referi anteriormente, o mecanismo em si é útil em situações especificas, faz sentido quando um Musk quer 100 mil milhões de capital e não pode vender os seus ativos para não perder o controlo das empresas mas já não faz sentido quanto " bloqueio" 100 e recebo 50, porque se precisar dos outros 50 para aproveitar uma oportunidade que possa surgir não posso.
Ao ler os teus comentários sobre o tema fico com a ideia que fazê-lo é algo muito inteligente e não o fazer é estar a ser totó, é a minha opinião.
Mas não quero fazer disto uma discussão interminável, é só mesmo deixar a minha opinião. ;)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 23 dez 2025 14:27
D@emoon, ao ler o teu comentário fiquei com a sensação que os bancos são entidades de beneficência... :lol: :lol:
Todas as "facilidades" que referes são pagas pelo cliente (estão na taxa de juro).
Como referi anteriormente, o mecanismo em si é útil em situações especificas, faz sentido quando um Musk quer 100 mil milhões de capital e não pode vender os seus ativos para não perder o controlo das empresas mas já não faz sentido quanto " bloqueio" 100 e recebo 50, porque se precisar dos outros 50 para aproveitar uma oportunidade que possa surgir não posso.
Ao ler os teus comentários sobre o tema fico com a ideia que fazê-lo é algo muito inteligente e não o fazer é estar a ser totó, é a minha opinião.
Mas não quero fazer disto uma discussão interminável, é só mesmo deixar a minha opinião. ;)
Essa ideia do “tótó” é uma interpretação tua :lol: em momento algum fiz essa comparação, juros pagam-se em todo o lado, a diferença está no custo, num crédito pessoal falamos facilmente de 8% ou 9%, enquanto num crédito com colateral pagas metade disso, por vezes até menos, além disso, não existe apenas a linha de crédito em que se pagam apenas juros, há também crédito com colateral pessoal em que se paga juros e capital mensalmente, mas como a garantia são ativos financeiros, a taxa é substancialmente mais baixa do que a de um crédito pessoal tradicional.

Para os bancos, obviamente, tudo é negócio, a nós cabe-nos analisar o que faz mais sentido, não sei és do tempo de outro fórum onde este tema foi muito debatido, em plena crise financeira, quando haviam bancos que tinham estruturados da EDP a pagar 10% ao ano, com juros mensais, e faziam estas linhas com taxas baixíssimas, numa altura em que as taxas estavam negativas, até para comprar casa, recebiam 10% e pagavam apenas um spread a rondar os 1% e Euribor negativa que ainda comia o spread, a liquidez mensal que isso gerava.

Ainda assim, volto a dizer, isto não é para toda a gente, se o teu perfil não permite imobilizar 100 para ter acesso a 50 porque podes vir a precisar dos 100 então claramente não é para ti, nem para quem tem necessidade de capital no futuro, estas soluções servem essencialmente para aproveitar a eficiência fiscal no longo prazo (manter ativos sem os vender e, assim, adiar o pagamento de mais-valias), obter liquidez para investir e beneficiar das subidas do mercado pagando juros mais baixos e sem descapitalização, ou até para liquidar créditos pessoais, novamente com taxas que são sensivelmente o dobro, e podia dar mais exemplos, é apenas uma ideia entre muitas possíveis, esta já a dei várias vezes, porque sei que há quem goste de fazer alavancagens para investir 3x e 5x e isso sim é bem mais perigoso.

Fui ver ao BB, 150.000€ num DP dá uma taxa de 3,72% de juros.

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Planos para início de 2026. Livrar-me do entulho!! Que me custou muito dinheiro em 2025.

Trocar o JPM America todo pelo Fidelity Index SP500.

Reduzir o AB e Loomis (USA Growth) e rodar para Property Core Real Estate.

Trocar o JPM Global pelo JPM Europe ou Fidelity World Index, ou alocar parte da posição a Property Core Real Estate.

Essencialmente, quero concentrar a minha exposição a stocks no melhor fundo SP500, que é o Fidelity. Manter alguma exposição a Europa. Eventualmente vou ver se existe alguma oferta interessante de Index Europe (acho que já vi qualquer coisa do EuroStoxx50 da Fidelity).
Mantenho o Global Technology da Fidelity.

Reduzir exposição a FI de stocks USA e rodar para o da Square.
Os reforços em 2026 conto serem todos para FI Real Estate (Best + CA).

Imagem
Responder