Carteira do Lvsitano

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 445 times
Been thanked: 509 times

Re: Carteira do Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Mrlutz Escreveu: 25 jun 2025 22:48 Por um lado SP500 devido à rentabilidade e ao facto de se correr mal o resto é capaz de também nao ficar muito bem, por outro em IWDA ou VWCE tenho mais diversificação. Podes partilhar o que te levou a decidir ?
Num ETF mundial, há sempre a possibilidade do ETF se adaptar, e comprar mais ativos fora dos EUA, no caso das empresas norte-americanas terem mau desempenho. Num S&P 500 é aquilo, der por onde der só vai comprar e vender empresas dos EUA. E também o inverso, tanto que muitos dos ETFs mundiais hoje em detêm acima de 60% de ativos dos EUA.
Ao investir unicamente nos EUA estás a colocar todos os ovos no mesmo cesto. Tudo bem que é um cesto resistente, mas...
Eu como não estou nisto no curto prazo, ainda espero ter o investimento pelo menos 20 anos, muita coisa pode acontecer. Prefiro sacrificar potencialmente a rentabilidade, mas ter menor risco.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1049 times
Been thanked: 1348 times

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 26 jun 2025 08:44 e comprar mais ativos fora dos EUA,
Um índice market cap não tem de comprar nem vender para se adaptar, a (des)valorização das acções ajustam os pesos automaticamente. A beleza do market cap
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

A minha estratégia simplista de apostar tudo no MSCI World, está a deixar de fora boas oportunidades nos mercados emergentes como a TSMC, Samsung Electronics e a SK Hynix. Deveria talvez ter optado pelo FTSE, mas esse também não tem Taiwan, e ficava a TSMC de fora. Acho que pela primeira vez vou investir um pouco em mercados emergentes, se bem que tenho muito receio de várias economias emergentes. Para não estar agora a investir num índice global e sobrepor ativos que já existem no MSCI World, o melhor é investir um pouco num ETF de emergentes, em princípio será o iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc) - EMIM
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 585 times
Been thanked: 81 times

Mensagem por atbreu »

Lvsitano Escreveu: 10 fev 2026 08:29 A minha estratégia simplista de apostar tudo no MSCI World, está a deixar de fora boas oportunidades nos mercados emergentes como a TSMC, Samsung Electronics e a SK Hynix. Deveria talvez ter optado pelo FTSE, mas esse também não tem Taiwan, e ficava a TSMC de fora. Acho que pela primeira vez vou investir um pouco em mercados emergentes, se bem que tenho muito receio de várias economias emergentes. Para não estar agora a investir num índice global e sobrepor ativos que já existem no MSCI World, o melhor é investir um pouco num ETF de emergentes, em princípio será o iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc) - EMIM
Tenho uma percentagem pequena do meu portefólio no etf EDM2 há cerca de 3 meses. Estou com uma rentabilidade até ao momento de 7.54%. Caso queiras equacionar o mesmo ou faça sentido para ti.

Cumprimentos
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 10 fev 2026 09:08 Tenho uma percentagem pequena do meu portefólio no etf EDM2 há cerca de 3 meses. Estou com uma rentabilidade até ao momento de 7.54%. Caso queiras equacionar o mesmo ou faça sentido para ti.

Cumprimentos
E o porquê desse ETF em concreto?
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 585 times
Been thanked: 81 times

Mensagem por atbreu »

Lvsitano Escreveu: 10 fev 2026 11:57
atbreu Escreveu: 10 fev 2026 09:08 Tenho uma percentagem pequena do meu portefólio no etf EDM2 há cerca de 3 meses. Estou com uma rentabilidade até ao momento de 7.54%. Caso queiras equacionar o mesmo ou faça sentido para ti.

Cumprimentos
E o porquê desse ETF em concreto?
Porque além de seguir 24 países dos mercados emergentes apresenta isto que na altura me pareceu bem e razoável e passo a citar:
"The index is designed to maximize exposure to positive environmental, social and governance (ESG) factors while reducing the carbon equivalent exposure to carbon dioxide and other greenhouse gases".

Cumprimentos
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 10 fev 2026 13:35 Porque além de seguir 24 países dos mercados emergentes apresenta isto que na altura me pareceu bem e razoável e passo a citar:
"The index is designed to maximize exposure to positive environmental, social and governance (ESG) factors while reducing the carbon equivalent exposure to carbon dioxide and other greenhouse gases".

Cumprimentos
Isso para mim é irrelevante, quero lá saber se o índice tentar reduzir as emissões de carbono :lol:
Edu09campos
Registado: 01 mar 2024 14:41
Has thanked: 21 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por Edu09campos »

Para mim, que também já pensei em ETFs ESG especialmente para países emergentes, ESG não só é mau por na maioria das vezes ter rentabilidades inferiores a um simples indice market cap-weighted, como na verdade, estudos feitos, até pode ter o impacto oposto ao esperado.

Deixo dois vídeos interessantes da matéria:
- um do nosso querido Ben Felix
- um do How Money Works

Longe de mim dizer o que as pessoas devem fazer com o seu dinheiro, mas se impacto social ou ambiental positivo for realmente o objetivo, então mais vale doar logo a uma NGO qualquer :lol:
Responder