Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 988 times
Been thanked: 1336 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 18 mar 2026 15:48 É daqueles investimentos que embora tenha pouca volatilidade e baixo risco, nunca pode ser utilizado para aplicar capital que podemos precisar de um momento para outro, tanto pela penalização no resgate antes de 3 anos, e pelas janelas de resgate. Mas é um investimento que não tira o sono a ninguém, vai crescendo lentamente sem sobressaltos.
É isso, tens 5.000€ nem entres, tens 10.000€ podes lá meter 2.500€, tens 100.000€ podes meter 25.000€, tens 500.000€ metes 100.000€, tens 1.000.000€ podes meter 500.000€ :lol:

Já viram 1.000.000€ nisto quanto rende sem preocupações?? 55.000€ em média... :) e em 13 anos duplicamos o património :o
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 454 times
Been thanked: 523 times

Mensagem por Lvsitano »

Quem tem 1 milhão para investir não deve estar muito preocupado com isso :lol:
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 89 times
Been thanked: 116 times

Mensagem por Patanisca »

Lvsitano Escreveu: 18 mar 2026 15:48 É daqueles investimentos que embora tenha pouca volatilidade e baixo risco, nunca pode ser utilizado para aplicar capital que podemos precisar de um momento para outro, tanto pela penalização no resgate antes de 3 anos, e pelas janelas de resgate. Mas é um investimento que não tira o sono a ninguém, vai crescendo lentamente sem sobressaltos.
Não concordo a 100% com essa análise. Eu invisto exclusivamente em fundos precisamente pela elevada liquidez. Ainda que com algumas penalizações.
Repara que o custo de um resgate total ao fim de 6 meses, mesmo assim sais a ganhar. É um pequeno custo a pagar pela estabilidade e crescimento constante do fundo.
O fator que eu vejo limitativo é mesmo as janelas de resgate, como também referiste, não as comissões, esse sim é que pode ir desde 2 meses até 4 meses e uns trocos até ter o dinheiro à ordem desde que se dá ordem de venda. Porque as janelas para pedidos de resgate são de 2 meses, e o processamento ocorre 2 meses depois do fim da janela.

Exemplo, faço pedido de resgate dia 1 de Maio, a Janela de Resgate é de 1 de Maio a 30 de Junho, o processamento será a 31 de Agosto, portanto só no dia útil seguinte a 31 de Agosto é que farão o processamento do resgate, que não sei se corresponde mesmo ao pagamento na conta à ordem, ou ainda será mais 1, 2 ou 3 dias úteis depois.
Pedido de resgate: Processamento:
Entre 1 de novembro e 31 dezembro 28/29 de fevereiro
Entre 1 de janeiro e 28/29 fevereiro 30 de abril
Entre1 de março e 30 de abril 30 de junho
Entre 1 de maio e 30 junho 31 de agosto
Entre 1 de julho e 31 agosto 31 de outubro
Entre 1 de setembro e 31 de outubro 31 de dezembro
Imagem
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 988 times
Been thanked: 1336 times

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 18 mar 2026 16:27
Não concordo a 100% com essa análise. Eu invisto exclusivamente em fundos precisamente pela elevada liquidez. Ainda que com algumas penalizações.
Repara que o custo de um resgate total ao fim de 6 meses, mesmo assim sais a ganhar. É um pequeno custo a pagar pela estabilidade e crescimento constante do fundo.
O fator que eu vejo limitativo é mesmo as janelas de resgate, como também referiste, não as comissões, esse sim é que pode ir desde 2 meses até 4 meses e uns trocos até ter o dinheiro à ordem desde que se dá ordem de venda. Porque as janelas para pedidos de resgate são de 2 meses, e o processamento ocorre 2 meses depois do fim da janela.

Exemplo, faço pedido de resgate dia 1 de Maio, a Janela de Resgate é de 1 de Maio a 30 de Junho, o processamento será a 31 de Agosto, portanto só no dia útil seguinte a 31 de Agosto é que farão o processamento do resgate, que não sei se corresponde mesmo ao pagamento na conta à ordem, ou ainda será mais 1, 2 ou 3 dias úteis depois.
Pedido de resgate: Processamento:
Entre 1 de novembro e 31 dezembro 28/29 de fevereiro
Entre 1 de janeiro e 28/29 fevereiro 30 de abril
Entre1 de março e 30 de abril 30 de junho
Entre 1 de maio e 30 junho 31 de agosto
Entre 1 de julho e 31 agosto 31 de outubro
Entre 1 de setembro e 31 de outubro 31 de dezembro
Imagem
É sempre pelo menos mais 2/3 dias uteis da data de processamento.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 676 times
Been thanked: 1227 times

Mensagem por JRJordao »

Foi o único investimento (entenda-se, produto sem capital garantido) que cá por casa, avessos crónicos a desvalorização, conseguimos fazer e ficar descansados.

Temos lá 22% do património (21% aplicados + valorização). Provavelmente já não reforçaremos, mas a fatia deve continuar a crescer uns 0,5% ao ano. Horizonte temporal: sem fim previsto.

Temos cerca do dobro em CA série E, a render quase o mesmo.

O que me parece uma relação equilibrada risco/rentabilidade entre os produtos. Considerar o Property Core como tendo o dobro do risco dos CA, excluindo o fator liquidez (que não é um problema). Muito subjetivo, bem sei.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 97 times
Been thanked: 38 times

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 18 mar 2026 17:15
Foi o único investimento (entenda-se, produto sem capital garantido) que cá por casa, avessos crónicos a desvalorização, conseguimos fazer e ficar descansados.

Temos lá 22% do património (21% aplicados + valorização). Provavelmente já não reforçaremos, mas a fatia deve continuar a crescer uns 0,5% ao ano. Horizonte temporal: sem fim previsto.

Temos cerca do dobro em CA série E, a render quase o mesmo.

O que me parece uma relação equilibrada risco/rentabilidade entre os produtos. Considerar o Property Core como tendo o dobro do risco dos CA, excluindo o fator liquidez (que não é um problema). Muito subjetivo, bem sei.
Eu em breve vou ter de fazer alguns resgates grandes e estou indeciso se o tiro dos CA série E ou se o tiro do Property/ CA crescimento [nas ações não vou mexer e até devo reforçar].
Há uma diferença importante [além do risco de cada um claro] é que nos certificados é cobrado imposto todos os 3 meses enquanto o Property acumula.
Ainda há outra é que o Property posso comprar quando quiser, CA série E acabou.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 676 times
Been thanked: 1227 times

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 18 mar 2026 18:54 Eu em breve vou ter de fazer alguns resgates grandes e estou indeciso se o tiro dos CA série E ou se o tiro do Property/ CA crescimento [nas ações não vou mexer e até devo reforçar].
Há uma diferença importante [além do risco de cada um claro] é que nos certificados é cobrado imposto todos os 3 meses enquanto o Property acumula.
Ainda há outra é que o Property posso comprar quando quiser, CA série E acabou.
E os CA série E existentes no máximo em 2033 terminam, enquanto o Property pode continuar "para sempre".
Responder