Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 106 times
Been thanked: 88 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Carlos R »

Lvsitano Escreveu: 28 abr 2026 16:43
D@emoon Escreveu: 28 abr 2026 16:36 Esses 4€/mês é assim aquelas formas encapotadas de dizer que não cobram comissão de custódia cobrando :D mas até pode ser interessante para os traders.
É um pouco como o Invest que não cobra custódia de títulos, mas as operações de compra são mais caras.
O Invest não é interessante para pequenos montantes ou DCA mensal. Mas para compras esporádicas em que não queres custos de manutenção ou custódia serve. No AB pagas mesmo que não invistas. No entanto para disciplina de investimento mensal ajuda bastante.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 646 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por atbreu »

Carlos R Escreveu: 28 abr 2026 16:55
Lvsitano Escreveu: 28 abr 2026 16:43
D@emoon Escreveu: 28 abr 2026 16:36 Esses 4€/mês é assim aquelas formas encapotadas de dizer que não cobram comissão de custódia cobrando :D mas até pode ser interessante para os traders.
É um pouco como o Invest que não cobra custódia de títulos, mas as operações de compra são mais caras.
O Invest não é interessante para pequenos montantes ou DCA mensal. Mas para compras esporádicas em que não queres custos de manutenção ou custódia serve. No AB pagas mesmo que não invistas. No entanto para disciplina de investimento mensal ajuda bastante.
É pena os custos de compra e/ou as comissões de custódia no Best e Invest. Para quem pretende um DCA mensal para um horizonte a 20 anos é um handicap considerável.
Provavelmente para este fim o melhor mesmo seja uma XTB ou T212, embora preferisse solução em banca nacional.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 109 times

Mensagem por superkinas »

para fundos utilizo maioritariamente o best, etf com uma ou duas subscrições ano utilizo invest, conta activa de etf utilizo a xtb em euros. Tenho tb degiro para acções em dolares
atbreu

Mensagem por atbreu »

superkinas Escreveu: 28 abr 2026 18:40 para fundos utilizo maioritariamente o best, etf com uma ou duas subscrições ano utilizo invest, conta activa de etf utilizo a xtb em euros. Tenho tb degiro para acções em dolares
Também tenho conta no Best com alguns fundos que não mexerei nos próximos tempos, à partida, avaliando a sua rentabilidade lá para 2027.
No entretanto, pretendo também fazer DCA mensal num etf mundial, algo simples e prático, a 20 anos. Estou indeciso entre T212 e XTB...
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 468 times
Been thanked: 540 times

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 28 abr 2026 20:56 Também tenho conta no Best com alguns fundos que não mexerei nos próximos tempos, à partida, avaliando a sua rentabilidade lá para 2027.
No entretanto, pretendo também fazer DCA mensal num etf mundial, algo simples e prático, a 20 anos. Estou indeciso entre T212 e XTB...
Uma grande chatice da T212 são os relatórios de investimento que não estão conforme a AT requer, ou seja, método FIFO. Eles usam o método de ponderação média. Então é preciso teres todas as compras/vendas anotadas, porque senão um dia que resgates e precises declarar no IRS vês-te grego :lol: Talvez eles mudem isso e se adaptem à nossa fiscalidade, até porque estão a abrir escritórios na Europa.
Carlos R Escreveu: 28 abr 2026 16:55 O Invest não é interessante para pequenos montantes ou DCA mensal. Mas para compras esporádicas em que não queres custos de manutenção ou custódia serve. No AB pagas mesmo que não invistas. No entanto para disciplina de investimento mensal ajuda bastante.
Sem dúvida, mas no meu caso serve porque estou apenas a fazer 1 ou 2 compras por ano. Se fosse pagar no AB, ficava mais caro. Ali pelo menos tenho peace of mind, e sei que um dia quando vender o trabalho da declaração de IRS vai ser facilitada. E como sou eu que declaro e não um contabilista, faz diferença.
Carlos R

Mensagem por Carlos R »

Carlos R Escreveu: 28 abr 2026 16:55 O Invest não é interessante para pequenos montantes ou DCA mensal. Mas para compras esporádicas em que não queres custos de manutenção ou custódia serve. No AB pagas mesmo que não invistas. No entanto para disciplina de investimento mensal ajuda bastante.
Sem dúvida, mas no meu caso serve porque estou apenas a fazer 1 ou 2 compras por ano. Se fosse pagar no AB, ficava mais caro. Ali pelo menos tenho peace of mind, e sei que um dia quando vender o trabalho da declaração de IRS vai ser facilitada. E como sou eu que declaro e não um contabilista, faz diferença.
[/quote]

Não sou fã de subscrições, e o que o AB cobra mensalmente pelo serviço de bolsa aproxima-se deste conceito.
O IRS não é complicado se tiveres tudo anotado (data, valor, comissão, em cada investimento) a compreenderes o método FIFO. De todas as corretoras mais faladas que usei, apenas a XTB facilita o documento copy-paste para IRS (Degiro, IRBK, T212, Trade Republic).
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Been thanked: 42 times

Mensagem por pge »

Eu para guardar tudo o que tinha pra trás, tirei prints a tudo o que tinha no site do investing e depois fui ao chatgpt pra me criar uma tabela dinâmica de Excel de tudo, uma pra posições abertas e outra para posições fechadas. Ficou porreiro e posso fazer busca por nome, isin e data (que é o mais importante pro IRS) .
No próximo ano faço busca por posição fechadas em 2026 e aparece tudo
A partir de agora acrescento à mão nessa tabela.
atbreu

Mensagem por atbreu »

Obrigado pelo vosso feedback. Inclinar-me-ei para o projeto DCA pela XTB, provavelmente.
superkinas

uma pergunta para os utilizadores xtb
existe alguma regra para transferir dinheiro da xtb para outro lado, é facil e rápido ?
estou perguntar porque nunca tranferi dinheiro da XTB, foi sempre para a xtb.
Carlos R

Mensagem por Carlos R »

superkinas Escreveu: 29 abr 2026 13:31 uma pergunta para os utilizadores xtb
existe alguma regra para transferir dinheiro da xtb para outro lado, é facil e rápido ?
estou perguntar porque nunca tranferi dinheiro da XTB, foi sempre para a xtb.
Nunca tive problemas. Só podes resgatar para uma conta em teu nome que tenha sido usada para depositar dinheiro lá (fica registada, não tens de colocar manualmente o iban). Normalmente é quase instantânea (30 minutos +-).
superkinas

Ok. Obrigado. Existe algum mínimo para transferir ?
E free certo ?
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1014 times
Been thanked: 1384 times

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 29 abr 2026 14:33 Ok. Obrigado. Existe algum mínimo para transferir ?
E free certo ?
"Quando algo é de graça, você é o produto" Andrew Lewis.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 468 times
Been thanked: 540 times

Mensagem por Lvsitano »

Carlos R Escreveu: 29 abr 2026 10:54 De todas as corretoras mais faladas que usei, apenas a XTB facilita o documento copy-paste para IRS (Degiro, IRBK, T212, Trade Republic).
Nem é preciso que coloque tudo para copy & paste, só bastava que em vez de usar ponderação média colocasse a data, o valor de aquisição, o de venda e o número de UPs. Agora aquele método de ponderação média é inútil para a fiscalidade portuguesa.

BTW, a Trade Republic também facilita.
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 113 times
Been thanked: 24 times

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 29 abr 2026 10:37

Foi por alguma razão especial que não optaste por escolher uma low cost para o(s) ETF e depois um dia transferir para o Invest ? :o
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 113 times
Been thanked: 24 times

Mensagem por wot89 »

atbreu Escreveu: 29 abr 2026 12:52 Obrigado pelo vosso feedback. Inclinar-me-ei para o projeto DCA pela XTB, provavelmente.

Não é conselho, meramente opinião pessoal, mas eu jamais escolheria uma corretora em que tudo é de graça, e baseia grande parte da sua publicidade em futebolistas :lol:

A IBRK pode ser complicada de utilizar pelo interface para quem quer apenas algo básico, mas tens mais opções disponiveis.
Responder