Recomendação de obrigações investment grade

Fórum de discussão sobre obrigações
Responder
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 16 times
Been thanked: 22 times

Recomendação de obrigações investment grade

Mensagem por jcab »

Pretendo investir 3 x 100k em cupões de obrigações e estou interessado nas 3 em negrito em anexo.
Para além disto, algo mais recomendável com YTM superior a 4% ?
Anexos
IMG_6386.png
IMG_6386.png (42.3 KiB) Visto 189 vezes
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 736 times
Been thanked: 1369 times

Re: Recomendação de obrigações investment grade

Mensagem por JRJordao »

Itália (BBB) e França (A+) têm emissões a 20 anos com YTM entre 4,20% e 4,40%: IT0005631608, IT0005083057, FR0014015MU5, FR0011461037.

Se na reunião do BCE cumprirem o aumento de 0,25% e derem indicações de aumento adicional em setembro, os preços podem cair um pouco.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1047 times
Been thanked: 1438 times

Mensagem por D@emoon »

Yelds baixas para o risco a meu ver, tens a Natwest que é uma divida subordinada e tem call em 2030, logo a taxa muda, a Mac vais comprar acima do par e 3,85% parece-me baixo, a Kering tem call também em 2032...

Embora haja boas oportunidades nas obrigações, não olho muito para elas, bem para as acções também não.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 09 jun 2026 15:34 Yelds baixas para o risco a meu ver, tens a Natwest que é uma divida subordinada e tem call em 2030, logo a taxa muda, a Mac vais comprar acima do par e 3,85% parece-me baixo, a Kering tem call também em 2032...

Embora haja boas oportunidades nas obrigações, não olho muito para elas, bem para as acções também não.
Então que recomendas a nível de obrigações?
Estou a vender um ETF de obrigações da Vanguard, em que estou com uma YTD de 3,80% a 3 anos. Portanto ridículo e daí preferir ter as obrigações directamente, pois pelo menos assim recebo cupão
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1047 times
Been thanked: 1438 times

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 09 jun 2026 15:48
Então que recomendas a nível de obrigações?
Estou a vender um ETF de obrigações da Vanguard, em que estou com uma YTD de 3,80% a 3 anos. Portanto ridículo e daí preferir ter as obrigações directamente, pois pelo menos assim recebo cupão
Obrigações diretas não estou a par, tinha de pesquisar, 3,8% acaba por ser o que vais ter nas obrigações diretas e com maior risco, embora um simples fundo como o NB Rendimento Plus tem 4% de rentabilidade média nos últimos 3 anos, mas se queres mesmo receber cupões aí a conversa já é outra, mas até o Pimco Income tem rentabilidade de 5,3%/ano nos últimos 3 anos dos quais 4,80% em dividendos, acho que o pagamento é de 4 em 4 meses.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 184 times
Been thanked: 160 times

Mensagem por Alex »

Estou de acordo com o D@emoon, não compraria nenhuma das que referiste.

Invisto em obrigações desde 2007/2008, se deixei durante uns anos as ações nunca abandonei as obrigações.

Atualmente tenho Greenvolt, CUF, Mota-Engil e Vista Alegre.

Também tenho um ETF de obrigações:
https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 9#overview

E ainda (infelizmente) tenho uma carteira de obrigações gerida por um banco, até 2027. Foi a primeira e ultima vez que meto dinheiro a ser gerido discricionariamente por terceiros. :evil:

Todos distribuem rendimento, sendo que no caso das obrigações há custos associados, como guarda de titulos, comissões de reembolso, de subscrição e de pagamento de juros, isso vai comer um bocado a yield.

O ETF distribui dividendos 2x por ano, com o tempo vou fazer a transição para ter até +/-10% do meu capital nesse produto, tem cerca de 640 obrigações diferentes, com um peso reduzido, ou seja, mesmo que alguma entre em incomprimento o impacto é reduzido. Na IB tem a vantagem de não cobrarem comissões de pagamento de dividendos, nem de guarda de titulos. E a aquisição do ETF é mais barata que a subscrição direta de obrigações, outra vantagem em relação às obrigações é que não tens que estar à procura de obrigações quando as que tens vencem. Além da liquidez, claro.

Ando a acompanhar mais uns etf de obrigações com distribuição mas ainda não selecionei mais nenhum.

Nos ultimos 3 anos tem acumulado de +20,52%, dos quais 19% em dividendos.
jcab

Mensagem por jcab »

Comparar o lixo de Greenvolt, CUF, Mota-Engil e Vista Alegre com as que coloquei de Investment Grade ? :lol: :lol: :lol:

Reparaste nos montantes que referi? Não estamos a falar de 5k…
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 184 times
Been thanked: 160 times

Mensagem por Alex »

jcab Escreveu: 09 jun 2026 21:41 Comparar o lixo de Greenvolt, CUF, Mota-Engil e Vista Alegre com as que coloquei de Investment Grade ? :lol: :lol: :lol:
Conheces-me de algum lado? Não te ensinaram maneiras? Pediste uma opinião a todos e dei a minha, não tens que concordar, no mínimo devias agradecer por alguém que não te conhece de lado nenhum ter despendido tempo contigo, em vez disso foste mal educado.
jcab Escreveu: 09 jun 2026 21:41 Reparaste nos montantes que referi? Não estamos a falar de 5k…
Reparei, e? Até podia ser 1 milhão €, a minha opinião não mudava.

Estou a borrifar-me para as avaliações das agências de rating, do que serve avisar que a casa vai arder quando esta já está a arder?

No Lehman Brothers, as agências de rating só baixaram a notação de risco das obrigações quando este pediu a proteção de credores:
LONDON, Sept 15 (Reuters) - Moody's Investors Service cut its ratings on Lehman Brothers Holdings Inc deep into "junk" status on Monday, while Fitch Ratings downgraded it to default after the group filed for bankruptcy protection.
Moody's cut its ratings on the senior debt and some guaranteed subsidiaries of Lehman Brothers Holdings, the parent of Lehman Brothers Inc, by 10 notches to B3 from A2. It also cut the group's subordinated debt to Caa2 from A3 and its preferred stock to Ca from Baa1.
"Today's rating action follows the collapse in market confidence in the firm, and Lehman's announcement that it was filing for Chapter 11 bankruptcy protection after its failure to reach a merger agreement with a stronger strategic partner," Moody's said.
Quando as agências de rating baixaram a notação da divida publica portuguesa e com isso provocaram um sell off da nossa divida (todos os fundos de pensões, de investimento, etc... foram obrigados a vender porque deixou de estar na categoria de investimento) alguém comprou a divida com +/- 50% de desconto (eu fui um deles) e ganhou muito dinheiro com o processo.

Por isso as agências de rating para mim são como as mamas dos homens, não servem para nada...
Responder