andre Escreveu: ↑17 mai 2026 19:25
REITs ou fundos imobiliários não me parece uma boa alternativa a ações dada a correlação com as mesmas.
Para evitar correlação, fundos imobiliários não cotados. Como complemento, não alternativa. Talvez possam substituir obrigações(?)
Property Core vs Vanguard S&P 500 vs iShares Core EUR Corporate Bond
Quanto mais me debruço e oiço podcasts sobre fundos/ETFs de obrigações a longo prazo, menos tenho vontade de comprar dos mesmos, prefiro ter ações para o longo prazo e money markets ou bonds e floaters de curto prazo tipo EFRB e C3M, a ter fundos de obrigaçōes que têm duration risk.
andre Escreveu: ↑16 jun 2026 10:26
Quanto mais me debruço e oiço podcasts sobre fundos/ETFs de obrigações a longo prazo, menos tenho vontade de comprar dos mesmos, prefiro ter ações para o longo prazo e money markets ou bonds e floaters de curto prazo tipo EFRB e C3M, a ter fundos de obrigaçōes que têm duration risk.
Gosto, nas obrigações puras, da data de maturidade conhecida à partida em que (salvo incumprimento) receberei 100%. Aguardo para ver se com mais aumentos de taxa pelo BCE haverá "saldos" até ao final do ano.