Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 4124
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 1059 times
Been thanked: 1453 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Têm aqui as tabelas da CMVM em relação aos fundos estrangeiros, tanto a nível do número de entidades estrangeiras com quem cada banco tem protocolo assim como o volume sob gestão no final do ano passado.

https://www.cmvm.pt/PInstitucional/Cont ... AC3E307B1F
Anexos
Screenshot_20260624_210356_Excel.jpg
Screenshot_20260624_210356_Excel.jpg (268.52 KiB) Visto 304 vezes
Screenshot_20260624_210519_Excel.jpg
Screenshot_20260624_210519_Excel.jpg (336.73 KiB) Visto 304 vezes
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 321
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 98 times
Been thanked: 119 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Cada vez percebo menos. Então por essa última tabela, o BCP, BPI e Novo Banco, têm quase 47% do valor absoluto investido em fundos Estrangeiros???? Então mas eles nem vendem fundos a retalho que não sejam nacionais, penso eu.

Será que aí nessa informação e nessas percentagens que se tem falado atrás, dos 96% excepto Best, corresponde a investimentos FEITOS PELO PRÓPRIO BANCO, em fundos estrangeiros?? É que se assim for, faz muito mais sentido.

Ou seja, o Sr. Manel e a Sra. Alzira têm lá os seus 500k€ em depósitos a prazo a render 0.5%, e depois o banco pega neles e investe em Fundos de Obrigações da Fidelity, por exemplo.
Se assim for, então percebe-se!

Acho que se está aqui a comparar alhos com bugalhos, embora ambos tenham aspeto de formas arredondadas, não tem muito a ver uma coisa com a outra.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 4124
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 1059 times
Been thanked: 1453 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 25 jun 2026 11:15 Cada vez percebo menos. Então por essa última tabela, o BCP, BPI e Novo Banco, têm quase 47% do valor absoluto investido em fundos Estrangeiros???? Então mas eles nem vendem fundos a retalho que não sejam nacionais, penso eu.

Será que aí nessa informação e nessas percentagens que se tem falado atrás, dos 96% excepto Best, corresponde a investimentos FEITOS PELO PRÓPRIO BANCO, em fundos estrangeiros?? É que se assim for, faz muito mais sentido.

Ou seja, o Sr. Manel e a Sra. Alzira têm lá os seus 500k€ em depósitos a prazo a render 0.5%, e depois o banco pega neles e investe em Fundos de Obrigações da Fidelity, por exemplo.
Se assim for, então percebe-se!

Acho que se está aqui a comparar alhos com bugalhos, embora ambos tenham aspeto de formas arredondadas, não tem muito a ver uma coisa com a outra.
Não, é mesmo o valor que os bancos têm sob gestão de clientes em Fundos, os grandes bancos sempre tiveram fundos estrangeiros, só que estavam apenas disponiveis no niveis privat, mas com a dificuldade que viram que era vender depósitos a prazo com taxas baixissimas, comecaram a vender fundos estrangeiros também á generalidade dos clientes, comecei a ter essa noção após conversa com o meu gestor no BPI, tinham objectivos claros de vender fundos ( também portugueses claro, mas os estrangeiros seria "novidade" para os clientes) e isto já há uns 10 anos, e se fores por exemplo ao site do BCP que é o que tem mais atualmente, em fundos têm lá os Blackrocks, JPMorgans etc, acho que dos grandes só basicamente a CGD não tem, nem precisa, só o Caixa Disponivel tem cerca de 1,2Bi investidos..
Última edição por D@emoon em 25 jun 2026 12:16, editado 1 vez no total.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 4124
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 1059 times
Been thanked: 1453 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

De salientar também que depois cada um tem as suas condições de comercialização, cliquei no JPMorgan Funds - Asia Pacific Equity Fund no BCP e tem mínimo de 1.000€, no Best tem de cerca de 250€, o Abanca ( que herdou do Deutschebank a carteira ) cobrava sempre comissões de compra nos fundos 1% ( não entendi é porque está a zero na tabela, será que venderam a carteira de fundos? ), depois há bancos que cobram comissões de manutenção de conta etc, por isso os bancos mais pequenos, tipo o Best e o BiG, continuam bem posicionados na tabela, em 7.º e 6.º respetivamente.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 733
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 109 times
Been thanked: 236 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

D@emoon Escreveu: 25 jun 2026 12:03
Patanisca Escreveu: 25 jun 2026 11:15 Cada vez percebo menos. Então por essa última tabela, o BCP, BPI e Novo Banco, têm quase 47% do valor absoluto investido em fundos Estrangeiros???? Então mas eles nem vendem fundos a retalho que não sejam nacionais, penso eu.

Será que aí nessa informação e nessas percentagens que se tem falado atrás, dos 96% excepto Best, corresponde a investimentos FEITOS PELO PRÓPRIO BANCO, em fundos estrangeiros?? É que se assim for, faz muito mais sentido.

Ou seja, o Sr. Manel e a Sra. Alzira têm lá os seus 500k€ em depósitos a prazo a render 0.5%, e depois o banco pega neles e investe em Fundos de Obrigações da Fidelity, por exemplo.
Se assim for, então percebe-se!

Acho que se está aqui a comparar alhos com bugalhos, embora ambos tenham aspeto de formas arredondadas, não tem muito a ver uma coisa com a outra.
Não, é mesmo o valor que os bancos têm sob gestão de clientes em Fundos, os grandes bancos sempre tiveram fundos estrangeiros, só que estavam apenas disponiveis no niveis privat, mas com a dificuldade que viram que era vender depósitos a prazo com taxas baixissimas, comecaram a vender fundos estrangeiros também á generalidade dos clientes, comecei a ter essa noção após conversa com o meu gestor no BPI, tinham objectivos claros de vender fundos ( também portugueses claro, mas os estrangeiros seria "novidade" para os clientes) e isto já há uns 10 anos, e se fores por exemplo ao site do BCP que é o que tem mais atualmente, em fundos têm lá os Blackrocks, JPMorgans etc, acho que dos grandes só basicamente a CGD não tem, nem precisa, só o Caixa Disponivel tem cerca de 1,2Bi investidos..
Isso seria fixe para conseguir melhores condicoes de CH por exemplo.
Uma pessoa ter o Fidelity SP500 Index no BPI e depois tinha melhores condicoes por causa dessas garantias.
Mas do pouco que tenho visto nos bancos nacionais de retalho eles estão bem a "cagar se" para LTV's (desde que não ultrapasse 90%) e para colaterais....
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 4124
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 1059 times
Been thanked: 1453 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 25 jun 2026 12:49 Isso seria fixe para conseguir melhores condicoes de CH por exemplo.
Uma pessoa ter o Fidelity SP500 Index no BPI e depois tinha melhores condicoes por causa dessas garantias.
Mas do pouco que tenho visto nos bancos nacionais de retalho eles estão bem a "cagar se" para LTV's (desde que não ultrapasse 90%) e para colaterais....
BPI:

O spread/taxa poderá ser reduzido em função da contratação/posse de produtos/serviços com o máximo de 0.75%
Redução do Spread/Taxa Total: 0%
Seguro de Vida CH BPI
0.25%

Seguro Multirriscos CH BPI
0.25%

Conta pacote BPI (ex. Conta Valor BPI) com Domiciliação Automática Ordenado
0.25%

Certificado Energético com a classificação A+, A ou B
0.25%

Alarme Verisure - Solução Casa
0.25%

Seguro Stand-Alone: Seguro de Saúde comercializado pelo BPI num dos seguintes módulos: Mais, Extra ou Total
0.25%

Seguro Stand-Alone: Seguro automóvel comercializado pelo BPI sem Financiamento Automóvel associado
0.25

Fundos? nem vê-los :lol:
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex
Mensagens: 484
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 186 times
Been thanked: 161 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Alex »

Patanisca Escreveu: 25 jun 2026 11:15 Cada vez percebo menos. Então por essa última tabela, o BCP, BPI e Novo Banco, têm quase 47% do valor absoluto investido em fundos Estrangeiros???? Então mas eles nem vendem fundos a retalho que não sejam nacionais, penso eu.

Será que aí nessa informação e nessas percentagens que se tem falado atrás, dos 96% excepto Best, corresponde a investimentos FEITOS PELO PRÓPRIO BANCO, em fundos estrangeiros?? É que se assim for, faz muito mais sentido.

Ou seja, o Sr. Manel e a Sra. Alzira têm lá os seus 500k€ em depósitos a prazo a render 0.5%, e depois o banco pega neles e investe em Fundos de Obrigações da Fidelity, por exemplo.
Se assim for, então percebe-se!

Acho que se está aqui a comparar alhos com bugalhos, embora ambos tenham aspeto de formas arredondadas, não tem muito a ver uma coisa com a outra.
Andas desatualizado, mas com a internet nem precisas de sair do sofá :D :
Numa vista rápida no site respectivo o BPI e o NB não parecem ter oferta de FI estrangeiros para o cliente zé ninguém.

Em relação a pegar no dinheiro dos depósitos e mete-los em fundos é muito pouco provável que o façam, nem sei se será permitido. Os DP fazem parte do balanço.
Alex
Mensagens: 484
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 186 times
Been thanked: 161 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Alex »

De notar a ultima linha.
Indicadores trimestrais de gestão de ativos - 4º trimestre de 2025
PRINCIPAIS DESTAQUES DO 4.º TRIMESTRE DE 2025:

Gestão individual de ativos:

O investimento no mercado português caiu 1,5% neste trimestre e 7% face ao período homólogo, situando-se em 8.004,3 milhões de euros.
O investimento em ações nacionais recuou 4,8% e em obrigações cresceu 7,1% face ao trimestre anterior, tendo a dívida pública descido 1,8%.
Gestão coletiva de ativos:

O valor total da gestão coletiva de ativos cresceu 7,3% no trimestre e 18,4% face ao quarto trimestre de 2024.
O número de fundos de investimento aumentou para 606 nos últimos três meses do ano, mais 52 do que no trimestre anterior e mais 93 que no período homólogo.
Nos OICVM e FIA:

O montante investido em dívida pública nacional caiu 42,3% no trimestre e 43,6% em variação homóloga.
O montante investido em ações nacionais cresceu em 19,7% no trimestre e 29,5% face ao mesmo período de 2024. Por seu lado, o investimento em ações estrangeiras teve um aumento trimestral de 7,4% e homólogo de 16%.
A Alemanha foi o principal mercado de destino dos investimentos (23,8%), com um crescimento de 4,2% no trimestre. O investimento em Portugal (6%) cresceu 15,6% no trimestre e 69,9% face ao período homólogo.
Nos FII, FEII e FUNGEPI:

O valor sob gestão dos FII e FEII cresceu 8,2% no trimestre e 17,6% em termos homólogos.
O investimento em construções de reabilitação cresceu 30,6% no trimestre e 32,4% face ao mesmo período do ano anterior.
Comercialização de OICVM estrangeiros:

O montante global colocado por OICVM estrangeiros em Portugal caiu 15,4% no trimestre e 2% face ao período homólogo.

https://www.cmvm.pt/PInstitucional/Cont ... AC3E307B1F
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 4124
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 1059 times
Been thanked: 1453 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 25 jun 2026 23:45 Numa vista rápida no site respectivo o BPI e o NB não parecem ter oferta de FI estrangeiros para o cliente zé ninguém.
NB: https://www.novobanco.pt/particulares/i ... fundsquery
BPI sei que tinham nos serviços private gestoras estrangeiras, para o cliente comum será que estão a englobar isto? https://www.bancobpi.pt/premier/poupar- ... luxemburgo têm ISIN LU e geridos pelo Caixabank...mas na tabela diz que têm 81 OICVM... por isso têm acesso de alguma forma a várias gestoras estrangeiras.
'
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder