Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1071 times
Been thanked: 1471 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 13 jul 2026 11:08
D@emoon Escreveu: 13 jul 2026 08:19 Atualizado ao mês de Março o ranking da distribuição de fundos estrangeiros:

ABANCA sobe ao primeiro lugar

Com a conclusão da integração do EuroBic no ABANCA, esta entidade passou a liderar o ranking da distribuição de fundos estrangeiros. Como resultado, o ABANCA aumentou a sua quota de mercado em 0,40 p.p. face ao trimestre anterior e em 15,20 p.p. em termos homólogos, atingindo os 16,9%, o que corresponde a um montante distribuído superior a 1.556 milhões de euros.

Em contrapartida, o Banco Comercial Português desceu para a segunda posição, registando uma quota de mercado de 13,6% e um montante distribuído superior a 1.268 milhões de euros. Face ao trimestre anterior, a sua quota de mercado recuou 0,72 p.p., enquanto, em termos homólogos, a diminuição foi de 5,13 p.p.

A fechar o Top 3 surge o novobanco, que subiu do quarto para o terceiro lugar no ranking, com uma quota de mercado de 12,2% e um montante distribuído de fundos estrangeiros superior a 1.103 milhões de euros. Depois do ABANCA, foi a entidade que registou o maior crescimento homólogo da quota de mercado, com um aumento de 1,54 p.p.

Já em termos de evolução trimestral da quota de mercado, o destaque foi para o Bankinter, que registou o maior crescimento entre as entidades analisadas, com um aumento de 0,44 p.p., alcançando uma quota de mercado de 10%.
Eu tenho muita curiosidade era em saber que fundos estrangeiros são esses que a banca de retalho tanto vende.... que chega a ser o triplo em relação ao BEST.... nunca pensei!
Há uns que estão no site, no novobanco tens lá por exemplo, outros parecem que não divulgam e secalhar só estão disponiveis no private, em termos de número disponivel o Best dá uma abada aos outros, em termos de volume de dinheiro é muito fácil um grande banco ter mais volume, já lá vai o tempo em que estes grandes bancos nem quase apareciam, mas depois de anos perceberam que estava aqui um bom nicho de negócio em vez de só venderem fundos deles.

A mim faz mais confusão é o Abanca, desde o Deutschebank que cobram pela compra em todos os fundos, e mesmo assim o pessoal compra :lol:
Última edição por D@emoon em 13 jul 2026 16:07, editado 1 vez no total.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 25 times
Been thanked: 102 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Joseba Escreveu: 13 jul 2026 11:08
Eu tenho muita curiosidade era em saber que fundos estrangeiros são esses que a banca de retalho tanto vende.... que chega a ser o triplo em relação ao BEST.... nunca pensei!
A Blackrock, pelo menos, sei que tem fundos comercializados pelos bancos "tradicionais".
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Por falar em BlackRock...um fundo que há em tanto sitio mas no Abanca...Custos e encargos pontuais de entrada (Comissão subscrição) 2,0000 %

1,5M no Abanca.. :lol:

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Property segue com rentabilidade anualizada muito perto dos 7%.
Anexos
Property.png
Property.png (4.54 KiB) Visto 281 vezes

Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 99 times
Been thanked: 121 times

Mensagem por Patanisca »

Bom fundo para proteger do bruta estoiro que vai acontecer até ao final do ano, com a AI a crashar tudo nos EUA e a contaminar os mercados globais.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 14 jul 2026 15:36 Bom fundo para proteger do bruta estoiro que vai acontecer até ao final do ano, com a AI a crashar tudo nos EUA e a contaminar os mercados globais.
Tenho para reforçar ( desde o inicio do ano :lol: ).

Segundo o relatório da Square que vi agora no Likedin, parece que nos próximos meses vamos ter mais centros comerciais, escritórios e ativos logisticos a serem comprados.

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 778 times
Been thanked: 1452 times

Mensagem por JRJordao »

O Property Core é o "apartamento arrendado" do meu portfólio. Perco a mais-valia da futura venda, ganho a paz de espírito de não lidar com manutenção e inquilinos.

Pena não encontrar outro fundo acumulável, comparável em volatilidade e comissões, de outra entidade gestora.
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

JRJordao Escreveu: 14 jul 2026 16:39 O Property Core é o "apartamento arrendado" do meu portfólio. Perco a mais-valia da futura venda, ganho a paz de espírito de não lidar com manutenção e inquilinos.

Pena não encontrar outro fundo acumulável, comparável em volatilidade e comissões, de outra entidade gestora.
Tal e qual.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 119 times
Been thanked: 45 times

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 14 jul 2026 16:39 O Property Core é o "apartamento arrendado" do meu portfólio. Perco a mais-valia da futura venda, ganho a paz de espírito de não lidar com manutenção e inquilinos.

Podiam era baixar o IRS pro fundo como baixaram pras rendas. 😁
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 110 times
Been thanked: 240 times

Mensagem por Joseba »

Não entendi....
Ele não sofre a redução passados 2, 5 ou 8 anos? Como os outros fundos?
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 110 times
Been thanked: 240 times

Mensagem por Joseba »

Patanisca Escreveu: 14 jul 2026 15:36 Bom fundo para proteger do bruta estoiro que vai acontecer até ao final do ano, com a AI a crashar tudo nos EUA e a contaminar os mercados globais.
Eu já atirei a toalha ao chão. Isto não crasha nem que venha aí um meteoro e arrebente com um continente inteiro. Os mercados estão com anabolizantes!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 495 times
Been thanked: 590 times

Mensagem por Lvsitano »

pge Escreveu: 14 jul 2026 18:05 Podiam era baixar o IRS pro fundo como baixaram pras rendas. 😁
Como o fundo é exclusivamente comercial, a redução de IRS no arrendamento nunca se aplicaria 8-)
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 778 times
Been thanked: 1452 times

Mensagem por JRJordao »

Joseba Escreveu: 14 jul 2026 18:32

Não entendi....
Ele não sofre a redução passados 2, 5 ou 8 anos? Como os outros fundos?
Penso que sim. A redução deve-se aplicar logo na retenção, pois os fundos nacionais são sujeitos a isso.

Referia-me a não ter a mais-valia da venda do imóvel, que teria se em vez do Property Core tivesse realmente um apartamento arrendado.
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Deixa-me acrescentar que este ano confirmei que de facto a AT aplicou corretamente os descontos de antiguidade, no meu caso em mais-valias de fundos estrangeiros (anexo J)
Relembro:
2-5 anos -> passa de 28% para 25,2%
5-8 anos -> passa de 28% para 22,4%
>8 anos -> passa de 28% para 19,6%
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Fundos mobiliários mantêm trajetória de crescimento em junho

https://fundspeople.com/pt/fundos-mobil ... o-em-junho

Os fundos mobiliários mantiveram a trajetória de crescimento em junho. De acordo com os dados da CMVM, o montante sob gestão dos organismos de investimento coletivo em valores mobiliários (OICVM) atingiu 27.469,2 milhões de euros, o que representa um aumento de 405,5 milhões de euros (1,5%) face a maio. Nos fundos de investimento alternativo (FIA), o valor sob gestão também registou uma evolução positiva, crescendo 0,8% em termos mensais para 1.086,5 milhões de euros.

Durante o mês de junho iniciou atividade o fundo Bankinter Obrigações EUR 2028 PPR/OICVM, gerido pela Bankinter Gestión de Activos – Sucursal em Portugal.

No mesmo período foi liquidado o fundo IMGA Obrigações Globais Taxa Indexada EUR 2026 Série I, gerido pela IM Gestão de Ativos. Junho ficou igualmente marcado pela fusão dos fundos Caixa Obrigações 2026 II, gerido pela Caixa Gestão de Ativos, e GNB Obrigações 2026, gerido pela GNB Gestão de Ativos.

Top 3 mantém-se inalterado

A Caixa Gestão de Ativos continua a liderar o mercado, com uma quota de 30,1%. Seguem-se a IM Gestão de Ativos, com 22,5%, e a Santander Asset Management, com 14,4%.

Entre as três maiores gestoras, apenas a Caixa Gestão de Ativos reforçou a sua posição em junho, registando um aumento de 0,02 pontos percentuais na quota de mercado. Em contrapartida, a IM Gestão de Ativos e a Santander Asset Management viram as respetivas quotas recuar 0,01 e 0,12 pontos percentuais.

Já a GNB Gestão de Ativos destacou-se como a entidade que mais aumentou a sua quota de mercado no mês. A gestora registou um crescimento de 0,10 pontos percentuais, passando a deter uma quota de 5,4%.
Anexos
imagem-2-1.png
imagem-2-1.png (80.27 KiB) Visto 99 vezes

Responder