Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Dicas e análises estruturadas para quem pretende aprender a investir
Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 20 times
Been thanked: 33 times

Re: Livros Sobre Literacia Financeira e Investimentos

Mensagem por Ricardo »

Acho que este tipo de posts sem qualquer explicação não traz muito valor acrescentado...

As últimas mensagens são todas tuas, apenas links sem qualquer contexto. Por outras palavras...spam.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 186 times
Been thanked: 161 times

Mensagem por Alex »

Ricardo Escreveu: 28 out 2025 10:23

Acho que este tipo de posts sem qualquer explicação não traz muito valor acrescentado...

As últimas mensagens são todas tuas, apenas links sem qualquer contexto. Por outras palavras...spam.
O titulo do tópico é explicito, não precisa de mais explicações a não ser que queiras que o Alpha faça um resumo dos livros....para isso leiam a sinopse.
Considerar spam é na minha opinião excessivo, é mesmo um erro, os links que o Alpha deixa não apontam para um site pessoal do qual possa ter algum tipo de rendimento.
Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 20 times
Been thanked: 33 times

Mensagem por Ricardo »

Alex Escreveu: 05 nov 2025 14:19 O titulo do tópico é explicito,
Obrigado :D

Quanto ao resto, continuo a achar spam, meter links sem qualquer contexto, explicação, ou mesmo mencionar o título acho que não traz valor acrescentado para o fórum. É o mesmo que pedir a alguma ferramenta de AI para me dar uma lista.

Nada contra o user em questão, apenas acho que podemos dar mais conteúdo aos posts, explicando o porquê de achar certos livros interessantes.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 186 times
Been thanked: 161 times

Mensagem por Alex »

Ricardo Escreveu: 06 nov 2025 07:42
Nada contra o user em questão, apenas acho que podemos dar mais conteúdo aos posts, explicando o porquê de achar certos livros interessantes.
Concordo que seria uma mais valia, mas dai a dizer que pelo facto de não ter é spam... ;)
Edgar458g
Registado: 21 jan 2026 10:25
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por Edgar458g »

Um livro que considero muito subestimado e extremamente útil para quem já ultrapassou a fase “motivacional” da literacia financeira é “Onde Estão os Iates dos Clientes?” de Fred Schwed Jr.
É especialmente valioso para quem quer perceber como o sistema financeiro realmente funciona, em vez de apenas aprender “o que comprar”. Na minha opinião, é um excelente complemento aos livros mais técnicos, porque atua diretamente na parte comportamental que, no longo prazo, acaba por ser decisiva nos resultados de qualquer investidor.
Recomendo sobretudo a quem já investe ou pensa investir de forma consistente e quer evitar erros clássicos que continuam a repetir-se geração após geração.

Fazer pequenas pausas pode ajudar a recuperar o foco e reduzir a fadiga mental. Alguns jogos online simples são fáceis de experimentar e não exigem muito tempo ou esforço. Mais detalhes podem ser encontrados aqui: jogar chicken road
Alpha
Registado: 06 mar 2025 15:17
Has thanked: 25 times
Been thanked: 52 times

Mensagem por Alpha »

Investing Against the Tide: Lessons from a Life Running Money - Anthony Bolton
https://www.goodreads.com/book/show/641 ... ityReviews
Alpha
Registado: 06 mar 2025 15:17
Has thanked: 25 times
Been thanked: 52 times

Mensagem por Alpha »

Capitalism in America: An Economic History of the United States
Where does prosperity come from, and how does it spread through a society? What role does innovation play in creating prosperity and why do some eras see the fruits of innovation spread more democratically, and others, including our own, find the opposite?

In Capitalism in America, Alan Greenspan, legendary Chair of the Federal Reserve, distils a lifetime of grappling with these questions into a profound assessment of the decisive drivers of the US economy over the course of its history. In partnership with Economist journalist and historian Adrian Wooldridge, he unfolds a tale of vast landscapes, titanic figures and triumphant breakthroughs as well as terrible moral failings. Every crucial American economic debate is here - from the role of slavery in the antebellum Southern economy to America's violent swings in its openness to global trade.

At heart, the authors argue, America's genius has been its enthusiasm for the effects of creative destruction, the ceaseless churn of the old giving way to the new. Although messy and painful, it has lifted the overwhelming majority of Americans to standards of living unimaginable even a few generations past. At a time when productivity has again stalled, stirring populist furies, and the continuing of American pre-eminence seems uncertain, Capitalism in America explains why America has worked so successfully in the past and been such a gigantic engine of economic growth.
https://www.goodreads.com/book/show/387 ... in-america
Responder