MoneyDy: app para juntar as tuas corretoras e simplificar o IRS (sou o criador, feedback bem-vindo)

Apps para nos ajudar nos investimentos e poupança. Evolução das appsdoinvestidor.pt
Responder
moneydy
Registado: 09 ago 2026 21:18

MoneyDy: app para juntar as tuas corretoras e simplificar o IRS (sou o criador, feedback bem-vindo)

Mensagem por moneydy »

Boas a todos,

Sou o criador do MoneyDy (moneydy.com), uma app que ando a construir para resolver um problema que sinto na pele: ter investimentos espalhados por várias corretoras/bancos, em moedas diferentes, e depois ter de juntar tudo à mão numa folha de Excel para saber o património real ou preparar o IRS.

O MoneyDy tenta centralizar isso: consolidação de carteiras multi-corretora e multi-moeda, visão do património total, e apoio ao reporte fiscal para investidores em Portugal.

Está em fase inicial, modelo freemium, e estou mesmo à procura de feedback honesto de quem vive este problema todos os dias, não só elogios.

Obrigado desde já pela vossa paciência com mais um "eu construí uma coisa" - sei que estas secções veem muito disto.
morgoth
Registado: 14 jun 2024 16:05
Has thanked: 35 times
Been thanked: 9 times

Re: MoneyDy: app para juntar as tuas corretoras e simplificar o IRS (sou o criador, feedback bem-vindo)

Mensagem por morgoth »

Olá,
Antes de mais, parabéns pela aplicação! Gostei bastante do site e, sobretudo, da ironia presente em alguns dos textos. 😄

Deixo-te abaixo algumas sugestões e questões que fui identificando à medida que fui utilizando a aplicação:

App para dispositivos móveis
Ponderas, no futuro, desenvolver uma app para dispositivos móveis? Acho que seria uma evolução interessante, sobretudo pela facilidade de consulta e atualização das contas no dia a dia.

Contas
Não consegui fazer uma transferência da conta principal para a conta PPR, através do separador Poupança.
A minha ideia seria conseguir transferir diretamente um determinado valor do saldo da conta principal para a poupança PPR, sem ter de fazer essa operação manualmente dentro da aba Poupança.

Percebi que é possível criar uma conta PPR e, nesse caso, fazer uma transferência bancária, mas parece-me que estamos perante dois produtos diferentes em termos de Dashboard.

Seria interessante existir uma ligação entre ambos, permitindo fazer esta movimentação diretamente da conta principal para a conta PPR, mantendo a informação agregada no Dashboard.

Importação de transações
Talvez fosse útil existir um pequeno manual ou guia de instruções para a importação de transações, sobretudo para utilizadores que tenham menos facilidade com o Excel.
Alguns dos campos parecem exigir formatações específicas, pelo que umas breves indicações sobre o formato esperado poderiam tornar o processo bastante mais intuitivo e evitar erros na importação.

Poupanças
Na criação de um objetivo de poupança, acho que seria útil os ícones terem uma pequena legenda/tooltip quando passamos o ponteiro do rato por cima. Assim, seria mais fácil perceber rapidamente o que representa cada ícone e escolher o mais adequado para cada objetivo.
Outra funcionalidade que me parece interessante seria existir uma ligação entre as contas de poupança e os objetivos de poupança.

Por exemplo, criei uma conta de poupança PPR da Casa dos Investimentos – Save&Grow. No objetivo estabeleço um determinado valor final e, à medida que vou atualizando o saldo da conta criada, seria interessante que o progresso do objetivo fosse automaticamente atualizado.

Desta forma, não teria de atualizar manualmente o valor do objetivo, uma vez que essa informação já está a ser atualizada na própria conta PPR.

Ações
Detetei também que utilizas apenas 5 casas decimais na taxa de câmbio. Algumas corretoras trabalham com 7 ou até 8 casas decimais, pelo que talvez fosse interessante aumentar o número de casas decimais admissíveis, permitindo assim uma maior precisão nos valores.
Por fim, as cotações em tempo real não me estão a funcionar. Como consequência, o P/L (NR) das posições que criei não é calculado.

Não sei se será uma questão relacionada com a configuração ou se é uma funcionalidade que ainda está em desenvolvimento, mas deixo o alerta porque me parece uma informação bastante importante para quem acompanha posições em carteira.

No geral, estou a gostar bastante da aplicação. Estas são apenas algumas sugestões e situações que fui identificando enquanto a utilizava, e que acho que poderiam contribuir para tornar a experiência ainda mais completa e intuitiva.

Parabéns novamente pelo trabalho e obrigado pela aplicação! 😄
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Responder