Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Guernica
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 26 times
Been thanked: 25 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Guernica »

Guernica Escreveu: 08 dez 2023 13:52
Última edição por Guernica em 08 dez 2023 13:56, editado 1 vez no total.
Guernica
Guernica

Mensagem por Guernica »

Guernica Escreveu: 08 dez 2023 13:53
.
Última edição por Guernica em 08 dez 2023 13:59, editado 1 vez no total.
Guernica
Guernica

Mensagem por Guernica »

Guernica Escreveu: 08 dez 2023 13:55
Guernica Escreveu: 08 dez 2023 13:53
Guernica
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 890 times
Been thanked: 1184 times

Mensagem por D@emoon »

"ETF sempre melhor" é por estas frases que eu fico piurso e depois tenho de demonstrar com números de rentabilidades que fundos é melhor, ETF é um produto de trading, logo é normal ter liquidez imediata e dá para fazer market timming, um investidor de fundos não é um trader, é um investidor de médio/longo prazo, por isso é que as duas opções são válidas e depende de cada um, agora dizer que o ETF é sempre melhor só por essas razões ou novamente a baterem na mesma tecla das comissões é mesmo não querer ver o óbvio:

Umas contas rápidas:
Se pegarmos na média anual do ETF S&P 500 e juntarmos mais os números que dei entre 2009 a 2012, temos uma média anual de 13,65% ao ano, se fizermos o mesmo para o Clearbridge obtemos uma média anual de 15,5%, isto quer dizer que em média estou a ganhar mais 1,85% ao ano, ora se fizermos isto vezes 14 anos são só 26%!!! a mais que estou a ganhar.

E estou a pagar 1,5% de comissão de gestão ao ano, que grande chatisse.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 15:18 "ETF sempre melhor" é por estas frases que eu fico piurso e depois tenho de demonstrar com números de rentabilidades que fundos é melhor, ETF é um produto de trading, logo é normal ter liquidez imediata e dá para fazer market timming, um investidor de fundos não é um trader, é um investidor de médio/longo prazo, por isso é que as duas opções são válidas e depende de cada um, agora dizer que o ETF é sempre melhor só por essas razões ou novamente a baterem na mesma tecla das comissões é mesmo não querer ver o óbvio:

Umas contas rápidas:
Se pegarmos na média anual do ETF S&P 500 e juntarmos mais os números que dei entre 2009 a 2012, temos uma média anual de 13,65% ao ano, se fizermos o mesmo para o Clearbridge obtemos uma média anual de 15,5%, isto quer dizer que em média estou a ganhar mais 1,85% ao ano, ora se fizermos isto vezes 14 anos são só 26%!!! a mais que estou a ganhar.

E estou a pagar 1,5% de comissão de gestão ao ano, que grande chatisse.
Estamos a andar aos círculos, porque estás a comparar produtos incomparáveis.

E se é para apostar no Euromilhões ao Sábado, escolhendo fundos que tiveram no passado um retorno superior a determinado índice market cap (mesmo que o benchmark do fundo até possa ser outro), também dá para fazer o mesmo escolhendo ETFs ou fundos índice que optem por estratégias alternativas e que no passado tiveram um retorno melhor:

Imagem

(Growth ETF vs Growth FI, sinalizei a cor os retornos porque o Morningstar volta e meia troca a cor dos fundos nos seus gráficos comparativos)

E no limite, sempre temos o CL2 (ou o LQQ só para ir a um nível ainda mais troll :mrgreen: )
Gajo

Mensagem por Gajo »

Aliás, a diferença entre o ETF e o FI Growth é muito maior que a diferença entre o FI Growth e o ETF market cap.

Os 1,5% anuais têm de ser pagos de alguma forma. ;)

Imagem
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Eu gosto quando vocês dizem que estamos a comparar coisas incomparáveis, o que me interessa é a rentabilidade vs volatilidade que o meu investimento tem, se o meu objectivo é investir no mercado acionista dos EUA e se em 14 anos estou a ganhar mais 26% que alguém que tem um ETF S&P 500 vou dizer o quê? e não é só no passado, já coloquei o YTD este ano, qual a dúvida? ah já sei, é growth, tem tech, tem isto e aquilo, exatamente, é mesmo para isso que existe a gestão activa.

E não me façam fazer contas de novo para a Europa, que o Jupiter European vai bater também os ETFs Europa lol.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 08 dez 2023 15:37 Aliás, a diferença entre o ETF e o FI Growth é muito maior que a diferença entre o FI Growth e o ETF market cap.

Os 1,5% anuais têm de ser pagos de alguma forma. ;)

Imagem
O problema são os 1.5%...que estão diluídos na rentabilidade que é SUPERIOR ao ETF :lol:

Gajo

Mensagem por Gajo »

Se queres comparar coisas comparáveis, comparas um fundo growth com um ETF growth, conforme apresentado acima.

Mas atenção, longe de mim sugerir investir naquele ETF. Sooner or later, vamos ter um retorno à mediana e aí provavelmente teremos todo o sector growth a ficar atrás do blend.
Gajo

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 15:44 O problema são os 1.5%...que estão diluídos na rentabilidade que é SUPERIOR ao ETF :lol:
43K é inferior a 36K?

Essa é nova para mim. :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 08 dez 2023 15:47
D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 15:44 O problema são os 1.5%...que estão diluídos na rentabilidade que é SUPERIOR ao ETF :lol:
43K é inferior a 36K?

Essa é nova para mim. :lol:
O pessoal quando investe nos EUA investem no S&P 500 ou vão investir no Russel 1000? ...
Portanto o Russell afinal é melhor que o S&P 500, podem começar a vender os vossos CSPX.

Gajo

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 16:01 O pessoal quando investe nos EUA investem no S&P 500 ou vão investir no Russel 1000? ...
Portanto o Russell afinal é melhor que o S&P 500, podem começar a vender os vossos CSPX.
O pessoal quando investe nos EUA, investe no sector blend ou vai investir em growth? ...

Ou esta questão só se coloca se for ETF vs FI?

Edit: Aquele ETF é um ETF alocado a Growth. Não ao Russell 1000.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 08 dez 2023 16:26
D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 16:01 O pessoal quando investe nos EUA investem no S&P 500 ou vão investir no Russel 1000? ...
O pessoal quando investe nos EUA, investe no sector blend ou vai investir em growth? ...

Ou esta questão só se coloca se for ETF vs FI?

Edit: Aquele ETF é um ETF alocado a Growth. Não ao Russell 1000.
Não sei onde investem, eu invisto em Growth ( EUA e Europa ), mas tenho a ideia que a maioria investe no S&P 500, é o que vejo no Youtube e nos fóruns :D

Gajo

Mensagem por Gajo »

D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 16:42 Não sei onde investem, eu invisto em Growth ( EUA e Europa ), mas tenho a ideia que a maioria investe no S&P 500, é o que vejo no Youtube e nos fóruns :D
Tu investes em Growth, isso quer dizer que os outros que investem através de fundos também investem em Growth?

Ou vamos partir de um exemplo para generalizar para toda a gente?

Mas... se queres entrar num jogo de ver qual é a carteira mais rentável para a frente, pode-se fazer tal desafio a 10 anos aberto a todos no fórum. Daqui a 10 anos vê-se quem é que obteve uma maior rentabilidade ;)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 08 dez 2023 17:31
D@emoon Escreveu: 08 dez 2023 16:42 Não sei onde investem, eu invisto em Growth ( EUA e Europa ), mas tenho a ideia que a maioria investe no S&P 500, é o que vejo no Youtube e nos fóruns :D
Tu investes em Growth, isso quer dizer que os outros que investem através de fundos também investem em Growth?

Ou vamos partir de um exemplo para generalizar para toda a gente?

Mas... se queres entrar num jogo de ver qual é a carteira mais rentável para a frente, pode-se fazer tal desafio a 10 anos aberto a todos no fórum. Daqui a 10 anos vê-se quem é que obteve uma maior rentabilidade ;)
Eu tenho de falar de mim, dos outros não sei, por isso partilhei a minha carteira e alguns partilharam as deles, Clearbridge e o Jupiter têm mais retorno que os ETFs recomendados na generalidade para EUA e Europa, e até o Capital Group tem mais retorno que o IWDA.

Não faço a ideia de como vão ser os próximos anos, apenas me baseio no passado claro, e no presente, a escolha de um ativo faz-se pelo seu histórico passado, e não naquilo que achamos que vai acontecer.

Responder