Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

Investimento ETF

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1007 times
Been thanked: 1290 times

Re: Investimento ETF

Mensagem por Virtua »

micas84 Escreveu: 20 mar 2025 19:19 (mas estou neste momento a aguardar por melhor opurtunidade de investir em SP500 e STOXX600 ou um mundial) .
Tendo em consideração que um está praticamente em máximos e outro 10% abaixo de máximos não sei o que é "melhor oportunidade". Nem subidas nem descidas te agradam? complicado :lol:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
micas84
Registado: 11 dez 2024 10:01
Has thanked: 11 times

Mensagem por micas84 »

Confesso que estou à espera de "one more low" no SP500 😁 Não sei vamos ver.
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 387 times
Been thanked: 45 times

Mensagem por atbreu »

micas84 Escreveu: 21 mar 2025 06:24 Confesso que estou à espera de "one more low" no SP500 😁 Não sei vamos ver.
Compreendo a perspetiva, mas os mercados são imprevisíveis. É sempre melhor comprar em saldos, mas os 10% de queda do sp&500 nas últimas semanas constitui já um bom ponto de partida! 😉
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 329 times
Been thanked: 391 times

Mensagem por Lvsitano »

micas84 Escreveu: 21 mar 2025 06:24 Confesso que estou à espera de "one more low" no SP500 😁 Não sei vamos ver.
O melhor dia para comprar foi ontem. O esperar pelo momento certo, pode correr mal 8-)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Tive um cliente que tb estava à espera. Entretanto o S&P subiu 30% :lol: (mesmo depois desta queda). Vais fazer DCA ou lump SUM? Se vais fazer DCA nem vale a pena esperar/perder tempo a pensar quando começar
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 21 mar 2025 10:27 Tive um cliente que tb estava à espera. Entretanto o S&P subiu 30% :lol: (mesmo depois desta queda). Vais fazer DCA ou lump SUM? Se vais fazer DCA nem vale a pena esperar/perder tempo a pensar quando começar
Também conheço um que estava à espera que saísse um novo processador de computador para trocar, e quando saia um, era logo anunciado o próximo, então ficava sempre à espera :D Aqui era tech timing :lol:

Market timing é tramado, ficam à espera de cair mais, se for preciso depois começa a subir anos a fio.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2025 10:50 Também conheço um que estava à espera que saísse um novo processador de computador para trocar, e quando saia um, era logo anunciado o próximo, então ficava sempre à espera :D Aqui era tech timing :lol:
Eu por acaso em tech timming sou relativamente bom. Há sempre actualizações que são apenas pequenos upgrades e outras que são maiores (por exemplo no macbook air, o M6 vai ser quando vou fazer upgrade ao portátil, daqui a 2 anos).
micas84

Mensagem por micas84 »

Ora bem tenho 20 000,00 Euros para investir em ETF de acções. A minha meta de entrada era o SP500 bater entre os 5500 USD - 5200 USD durante este ano :-) Segundo algumas previsões que tenho acompanhado, o cenário está ambiguo pelo que percebo neste momento, pelo menos até Junho, não sei. Talvez dividido entre 3 ou 4 compras. Não mais do que isso.

Quanto aos processadores, ai eu nunca esperei. Para mim é linear, primeiro deixo espremer ao máximo o que tenho, quando vejo que já está limitado compro um novo processador. Isto pode ser de 5 em 5 anos ou mais :-) Não me importo de comprar uma geração anterior.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Faz DCA, não coloques os 20k de uma vez só, vai dividindo isso em tranches.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 482 times
Been thanked: 879 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2025 11:47 Faz DCA, não coloques os 20k de uma vez só, vai dividindo isso em tranches.
Então e o "time in the market beats timing the market?"
O tempo passado com parte dos 20k por investir também poderá ser prejudicial. Imagina que se divide por 5 x 4k mensais, e nos próximos 4 meses está em subida geral.

O DCA é um ótimo princípio quando se ajusta à situação, tipicamente reforços mensais com X% ou Y€ do novo rendimento. Tendo um montante considerável ("lump sum") já disponível, forçar a fragmentação será uma boa ideia?

Lump-sum investing versus cost averaging: Which is better?

Mas também é verdade que, para um "lump sum", faz mais sentido ter em alguma consideração o preço de aquisição (atual versus os dos últimos X meses). Não haverá certamente receita mágica, cabe a cada um definir o preço alvo e o tempo máximo a esperar por ele.

Eu por exemplo decidi entrar quando desvalorizou 8% em relação ao máximo. Tenho pena de não ter esperado mais uns dias, quando chegou aos 12%, mas foi o critério que defini, está feito :)
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 38 times
Been thanked: 46 times

Mensagem por faraine82 »

Eu tinha alguma dinheiro para investir no último mês. Já investi dois terços, dividi em 3 tranches.
O último terço vou fazer um pequeno market timing e vou esperar pelo Trump Liberation Day no dia 2 de Abril. Estou a apostar que a imposição das novas tarifas afundem os indices mais um bocado.
micas84

Mensagem por micas84 »

Algum de vocês tem experiência em adquirir obrigações atraves do Banco Big (comissão 0,25%, isento de comissão guarda de titulos)? qual a diferença/impacto entre adquirir OTC, Bolsa, Offline (Vantagens/desvantagens)?
Tem lá orbigações corporativas de empresas portuguesas, europeias e governamentais com YTM interessantes (como Romenia por exemplo :-)
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 21 mar 2025 12:13 Então e o "time in the market beats timing the market?"
O tempo passado com parte dos 20k por investir também poderá ser prejudicial. Imagina que se divide por 5 x 4k mensais, e nos próximos 4 meses está em subida geral.

O DCA é um ótimo princípio quando se ajusta à situação, tipicamente reforços mensais com X% ou Y€ do novo rendimento. Tendo um montante considerável ("lump sum") já disponível, forçar a fragmentação será uma boa ideia?
A parte dos 20k não ficariam parados, poderia colocar nalguma conta remunerada por exemplo, e depois com uma determinada regularidade ir comprando. Nos próximos 4 meses pode estar em subida geral, mas também pode estar em queda geral..
Ninguém sabe. O lump sum pode ser uma boa, ou má ideia, dependendo da volatilidade dos mercados. Claro que o tempo nos mercados vai diluir tudo.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 482 times
Been thanked: 879 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2025 13:47
JRJordao Escreveu: 21 mar 2025 12:13 Então e o "time in the market beats timing the market?"

A parte dos 20k não ficariam parados, poderia colocar nalguma conta remunerada por exemplo, e depois com uma determinada regularidade ir comprando. Nos próximos 4 meses pode estar em subida geral, mas também pode estar em queda geral..
Ninguém sabe. O lump sum pode ser uma boa, ou má ideia, dependendo da volatilidade dos mercados. Claro que o tempo nos mercados vai diluir tudo.
Portanto, nos próximos tempos pode subir ou descer, e em consequência disso a escolha por lump sum ou DCA vir a ser uma boa ou má ideia. Acho que é basicamente isto.

Sigam-me para mais dicas :D
micas84

Mensagem por micas84 »

Lvsitano Escreveu: 21 mar 2025 13:47

Por exemplo isto?:

- Xtrackers II EUR Overnight Rate Swap UCITS ETF 1C (Rating de risco 1; TER 0,10%; Rentabilidade anual - 2024 3,78%)
Responder