Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB
Investimento ETF
Investimento ETF
Bom dia,
Existe algum banco em Portugal competitivo em custo de comissões e despesas para aquisição/transacção de ETF´s comparando com a Interactive Brokers por exemplo?
Fundos uso o banco Best e CA uso o Big.
Obrigado
IBKR Fees: https://www.interactivebrokers.ie/en/ac ... .php?nhf=T
Existe algum banco em Portugal competitivo em custo de comissões e despesas para aquisição/transacção de ETF´s comparando com a Interactive Brokers por exemplo?
Fundos uso o banco Best e CA uso o Big.
Obrigado
IBKR Fees: https://www.interactivebrokers.ie/en/ac ... .php?nhf=T
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1007 times
- Been thanked: 1290 times
Re: Investimento ETF
É tema recorrente. viewtopic.php?t=662
Resumindo se comprar mensal é uma necessidade o Activobank com a conta AB Plus por 4€ mensais inclui 2 ordens por mês, o que é uma opção.
A outra é fazer comprar anuais ou semestrais (não tem grande implicação a longo prazo, já testei)
Resumindo se comprar mensal é uma necessidade o Activobank com a conta AB Plus por 4€ mensais inclui 2 ordens por mês, o que é uma opção.
A outra é fazer comprar anuais ou semestrais (não tem grande implicação a longo prazo, já testei)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Obrigado. Sim será para fazer máximo três compras anuais, ETF acções, obrigações e money market. Ponderei a hipotese de fundos de obrigações ou acções no banco Best, mas não sei se justifica com as comissões que cobram, e a possivel demora do resgate que julgo nos fundos é mais restricta e com "penalizações" não?
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1007 times
- Been thanked: 1290 times
Recomendo o Invest então, porque não tem guarda de títulos, ao contrário do Best. Que "penalizações" falas no resgate dos fundos? O facto de não ser imediato e só no final do dia? (não sabendo o preço exacto quando dás a ordem?)micas84 Escreveu: ↑20 mar 2025 12:23 Obrigado. Sim será para fazer máximo três compras anuais, ETF acções, obrigações e money market. Ponderei a hipotese de fundos de obrigações ou acções no banco Best, mas não sei se justifica com as comissões que cobram, e a possivel demora do resgate que julgo nos fundos é mais restricta e com "penalizações" não?
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 780 times
- Been thanked: 990 times
Tens de pesquisar bem o precário, não sei o que queres dizer com "penalizações" nos resgates.micas84 Escreveu: ↑20 mar 2025 12:23 Obrigado. Sim será para fazer máximo três compras anuais, ETF acções, obrigações e money market. Ponderei a hipotese de fundos de obrigações ou acções no banco Best, mas não sei se justifica com as comissões que cobram, e a possivel demora do resgate que julgo nos fundos é mais restricta e com "penalizações" não?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Teem razão, peço desculpa, Julgo que estou a confundir com as penalizações de resgate anteriores a x data, no caso do fundo imobiliário. A diferença dos fundos para os ETF´s de acções, obrigações é no fundo a menor flexibilidade temporal nas transacções?
Eu encontrei algumas opções no BEST de fundos de obrigações com risco razoavelmente baixo (2/3):
- https://www.bancobest.pt/ptg/best_tema- ... tesouraria (baixo risco)
- https://www.bancobest.pt/ptg/best_tema- ... high-yield (aqui um risco maior)
- https://www.bancobest.pt/ptg/best_tema- ... emergentes (o primeiro parece interessante)
Só que pelo que vi o Best leva muitas vezes comissões de 1%, 1,2% pela gestão destes fundos. Estou a pensar no que é que ficaria melhor servido considerando a rentabilidade e custos comissões.
Eu encontrei algumas opções no BEST de fundos de obrigações com risco razoavelmente baixo (2/3):
- https://www.bancobest.pt/ptg/best_tema- ... tesouraria (baixo risco)
- https://www.bancobest.pt/ptg/best_tema- ... high-yield (aqui um risco maior)
- https://www.bancobest.pt/ptg/best_tema- ... emergentes (o primeiro parece interessante)
Só que pelo que vi o Best leva muitas vezes comissões de 1%, 1,2% pela gestão destes fundos. Estou a pensar no que é que ficaria melhor servido considerando a rentabilidade e custos comissões.
- D@emoon
Não é o Best que leva, são as gestoras dos activos

No Best, os ETFs têm comissão de compra, venda e custódia, enquanto nos fundos há apenas a comissão de gestão, que já está incluída no preço da unidade de participação. Por isso, costumo "recomendar" fundos no Best e ETFs no Invest. No entanto, no Best, é possível evitar a comissão de custódia se as compras de ETFs forem feitas através da plataforma Best Trading Pro.
Outra dica para clientes do Best: na conta normal, a comissão de custódia é de 6€ por trimestre, enquanto na conta trading (que é idêntica à conta normal) essa comissão é reduzida para 5€ por trimestre. Além disso, a conta trading oferece algumas vantagens nas comissões de compra e venda, quem tem conta normal basta ir ao site e depois na conta mudar para trading ( aposto que o vosso gestor nunca vos disse isto

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
No final do dia quando é... Resgatei 2 FI domiciliados no Luxemburgo no mesmo momento, um demorou 24 horas para ser resgatado, o outro já passaram 2 dias.
- D@emoon
Vai ao tópico dos fundos e vê a primeira página, continua-se a achar que os fundos são produtos de trading ( como os ETFs ) e não o são.
"É importante destacar que as compras e vendas deste tipo de aplicação financeira são realizadas a valores desconhecidos no momento da ordem. Como não se trata de um produto de trading, a ordem de compra ou venda não é executada ao valor de cotação daquele instante. Na maioria dos casos, é necessário consultar as fichas do fundo e verificar o horário de cutoff, sendo o valor definido geralmente com base na cotação do final do dia".
De salientar que cada fundo tem o seu próprio timming, mas raramente passam dos 5 dias úteis para o capital estar na conta.
Obrigado D@emoon. Achas que vale a pena ir para algum dos fundos que mencionei? VS ETFs? como por exemplo estes:
- iShares EUR High Yield Corporate Bond ESG UCITS ETF EUR (Acc) (risco maior)
- Xtrackers EUR High Yield Corporate Bond UCITS ETF 1C (risco maior)
- Xtrackers II EUR Overnight Rate Swap UCITS ETF 1C
- PIMCO Euro Short Maturity UCITS ETF Acc
- ou algum da Ishares Ibonds corporate (risco maior)
Isso eu sei, mas obrigado pelo alerta. O chato de usar fundos de investimento é se precisar do capital, tanto pode ser 1 dia quanto 5, dependendo do fundo. É que se for para ser utilizado para gestão de liquidez, pode perder-se oportunidades ou até adiar compromissos derivado da demora. Há ETFs também com resgate D+1, embora a ordem seja imediata, a subscrição ou o resgate será D+1.D@emoon Escreveu: ↑20 mar 2025 13:52 Vai ao tópico dos fundos e vê a primeira página, continua-se a achar que os fundos são produtos de trading ( como os ETFs ) e não o são.
"É importante destacar que as compras e vendas deste tipo de aplicação financeira são realizadas a valores desconhecidos no momento da ordem. Como não se trata de um produto de trading, a ordem de compra ou venda não é executada ao valor de cotação daquele instante. Na maioria dos casos, é necessário consultar as fichas do fundo e verificar o horário de cutoff, sendo o valor definido geralmente com base na cotação do final do dia".
De salientar que cada fundo tem o seu próprio timming, mas raramente passam dos 5 dias úteis para o capital estar na conta.
- D@emoon
Não consigo te dar uma resposta simples, até porque as obrigações não têm tido um desempenho muito bom nos últimos anos, no entanto, se deres uma olhada no tópico dos fundos, há pelo menos dois de tesouraria/obrigações que gosto: o IMGA Money Market, que no ano passado rendeu cerca de 3%, mas deve render menos este ano devido à queda das taxas de juro dos depósitos, e o Pictet-Short-Term Money Market EUR R, que provavelmente fechará também o ano abaixo dos 3%.micas84 Escreveu: ↑20 mar 2025 14:05 Obrigado D@emoon. Achas que vale a pena ir para algum dos fundos que mencionei? VS ETFs? como por exemplo estes:
Talvez consigas encontrar opções melhores nos ETFs, mas nesse caso o meu conhecimento é mais limitado

- D@emoon
Mas como sabes podes comprar os fundos ao mesmo tempo que outros estão em resgate, sem precisar de ter o dinheiro disponível, tens é de fazer bem as contas para evitar saldo negativo, embora não seja muito grave porque são poucos dias, mas desde que haja capital na conta nem és cobrado em nada.Lvsitano Escreveu: ↑20 mar 2025 14:15
Isso eu sei, mas obrigado pelo alerta. O chato de usar fundos de investimento é se precisar do capital, tanto pode ser 1 dia quanto 5, dependendo do fundo. É que se for para ser utilizado para gestão de liquidez, pode perder-se oportunidades ou até adiar compromissos derivado da demora. Há ETFs também com resgate D+1, embora a ordem seja imediata, a subscrição ou o resgate será D+1.
Agora se precisas mesmo do capital sim tens de contar com até 5 dias ( geralmente para fundos de acções ).
Viva,
Estou encalhado entre estes:
Obrigações Corp. Euro
- Xtrackers EUR High Yield Corporate Bond UCITS ETF 1C (Rating de risco 3; Credit Quality CCC; TER 0,20%; Maturidade média minima 2.24 anos; Rentabilidade anual - 2024 6,15%)
- Xtrackers II EUR Corporate Bond Short Duration SRI PAB UCITS ETF 1C (Rating de risco 2; Credit Quality BBB ou mais; TER 0,16%; Maturidade 1 mês a 4 anos; Rentabilidade anual - 2024 6,15%)
Tesouraria
- Xtrackers II EUR Overnight Rate Swap UCITS ETF 1C (Rating de risco 1; TER 0,10%; Rentabilidade anual - 2024 3,78%)
Eu confesso que prefiro correr mais riscos em ETF´s de acções do que obrigações (mas estou neste momento a aguardar por melhor opurtunidade de investir em SP500 e STOXX600 ou um mundial) . Já tenho um bom bocado investido em DP, CA´s e Fundo Imobiliário (mais de 50% do meu portfolio. Só pretendo alocar 30% no máximo para ETF´s de acções).
Não sei, as tantas reforço o que já tenho, ou ponho em tesouraria, e aguardo por entrar nas acções...
Estou encalhado entre estes:
Obrigações Corp. Euro
- Xtrackers EUR High Yield Corporate Bond UCITS ETF 1C (Rating de risco 3; Credit Quality CCC; TER 0,20%; Maturidade média minima 2.24 anos; Rentabilidade anual - 2024 6,15%)
- Xtrackers II EUR Corporate Bond Short Duration SRI PAB UCITS ETF 1C (Rating de risco 2; Credit Quality BBB ou mais; TER 0,16%; Maturidade 1 mês a 4 anos; Rentabilidade anual - 2024 6,15%)
Tesouraria
- Xtrackers II EUR Overnight Rate Swap UCITS ETF 1C (Rating de risco 1; TER 0,10%; Rentabilidade anual - 2024 3,78%)
Eu confesso que prefiro correr mais riscos em ETF´s de acções do que obrigações (mas estou neste momento a aguardar por melhor opurtunidade de investir em SP500 e STOXX600 ou um mundial) . Já tenho um bom bocado investido em DP, CA´s e Fundo Imobiliário (mais de 50% do meu portfolio. Só pretendo alocar 30% no máximo para ETF´s de acções).
Não sei, as tantas reforço o que já tenho, ou ponho em tesouraria, e aguardo por entrar nas acções...
-
- Registado: 14 jan 2023 11:39
- Has thanked: 24 times
- Been thanked: 91 times