=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

ETFs alavancados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
guim
Mensagens: 8
Registado: 15 jan 2023 18:54
Has thanked: 7 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por guim »

Boas,

Onde podemos adquirir TQQQ ou o Leverage 2x em Usd , em Portugal?
Vi uns Nasdaq leverage 3x da Lyxor na Degiro , mas tinham uma diferença na desvalorização grande face ao TQQQ em Usd....
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu:
Aqui este menino é que é o pró em ETFs alavancados!!

Já experimentaste este: https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 2#overview
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por CountMeIn »

Tens uns ETF Leveraged da WisdomTree que são transacionados no Banco Carregosa. Penso que a Interactive Brokers também tem vários ETF leveraged, mas eles têm estado com mudanças nos ETF's que podemos transacionar desde Dezembro, terias que confirmar agora se ainda estão disponíveis.
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por Gajo »

guim Escreveu: 15 jan 2023 18:58 Boas,

Onde podemos adquirir TQQQ ou o Leverage 2x em Usd , em Portugal?
Vi uns Nasdaq leverage 3x da Lyxor na Degiro , mas tinham uma diferença na desvalorização grande face ao TQQQ em Usd....
Eu não me metia em produtos alavancados sem ter muitaaaaaaaaaa experiência em investimento. Porque um bear de 50% na bolsa representa num 2x algo como 80% (podes comparar o SSO - que foi lançado em 2006 - com o SPY em 2007-2009). Mas até pode ser mais, caso exista um forte movimento de lateralização.

E não existem ETFs 3x na Europa, por causa das regras da UE. Só existem uma dúzia de ETFs 2x europeus.

A alternativa são ETNs (não são ETFs) da Wisdom Tree. Mas não sei até que ponto estão disponíveis na Degiro.
guim
Mensagens: 8
Registado: 15 jan 2023 18:54
Has thanked: 7 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por guim »

Gajo,

Podes-me tirar umas duvidas ?
Quando estes Etfs Leverage perdem muito valor, tipo 80% fazem alfum tipo de esdobramento de ups , que nos faça desvalorizar mais a nossa posição?
Vejo muitos comentários e reviews a indicar que estes Etfs Leverage não são para longo prazo e não entendo Porque..
Por Exemplo o SS0 nunca foi a Zero.... as perdas são amplificadas pelo Leverage , mas os ganhos também .
Podes-nos dar a tua posição sobre manter estes Etf Leverage no longo prazo? Quais são os riscos
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por LongTerm »

guim Escreveu: 16 jan 2023 10:42 Gajo,

Podes-me tirar umas duvidas ?
Quando estes Etfs Leverage perdem muito valor, tipo 80% fazem alfum tipo de esdobramento de ups , que nos faça desvalorizar mais a nossa posição?
Vejo muitos comentários e reviews a indicar que estes Etfs Leverage não são para longo prazo e não entendo Porque..
Por Exemplo o SS0 nunca foi a Zero.... as perdas são amplificadas pelo Leverage , mas os ganhos também .
Podes-nos dar a tua posição sobre manter estes Etf Leverage no longo prazo? Quais são os riscos
No caso de um leverage alavanca 3 no Nasdaq100 (exemplo TQQQ) basta que o Nasdaq caia 33% para o LETF ir para zero.
Por isso menciona o prospecto sempre que este tipo de producto é indicado para day trade.
A realidade é que o Nasdaq cair 33% num só dia é outra.
Na minha opinião este tipo de producto é ara quem tem conhecimentos avancados e trabalha com algoritmos / Technical analysis.
Caso contrário torna-se mais dificil de encontrar ponto de compra e de venda.

Anexo informacão.

https://www.proshares.com/our-etfs/leve ... verse/tqqq
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: Sobre a amplitude da variação de hoje no S&P (2022-10-13)

Mensagem por LongTerm »

Gajo Escreveu: 16 jan 2023 10:16
guim Escreveu: 15 jan 2023 18:58 Boas,

Onde podemos adquirir TQQQ ou o Leverage 2x em Usd , em Portugal?
Vi uns Nasdaq leverage 3x da Lyxor na Degiro , mas tinham uma diferença na desvalorização grande face ao TQQQ em Usd....
Eu não me metia em produtos alavancados sem ter muitaaaaaaaaaa experiência em investimento. Porque um bear de 50% na bolsa representa num 2x algo como 80% (podes comparar o SSO - que foi lançado em 2006 - com o SPY em 2007-2009). Mas até pode ser mais, caso exista um forte movimento de lateralização.

E não existem ETFs 3x na Europa, por causa das regras da UE. Só existem uma dúzia de ETFs 2x europeus.

A alternativa são ETNs (não são ETFs) da Wisdom Tree. Mas não sei até que ponto estão disponíveis na Degiro.
Correcto, os LETF que existem na Europa são bastante fracos.
Por exemplo o Lyxor CAC40, alavanca 2, não traz nenhum ganho adicional ao normal Lyxor CAC40.
Por isso este tipo de producto acrescenta risco à mesma rentabilidade.
Posso perguntar se tens em carteira, ou vais ter, algum LETF?

PS:
A grande estrela o ano passado foi o KOLD.
ProShares UltraShort Bloomberg Natural Gas (KOLD)
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Para não nos dispersarmos na conversa, vim para aqui
guim Escreveu: 16 jan 2023 10:42 Quando estes Etfs Leverage perdem muito valor, tipo 80% fazem alfum tipo de esdobramento de ups , que nos faça desvalorizar mais a nossa posição?
Diria... para leres mais sobre como é que são criadas e destruídas as UPs de ETFs ;)
guim Escreveu: 16 jan 2023 10:42 Vejo muitos comentários e reviews a indicar que estes Etfs Leverage não são para longo prazo e não entendo Porque..
Por Exemplo o SS0 nunca foi a Zero.... as perdas são amplificadas pelo Leverage , mas os ganhos também .
Podes-nos dar a tua posição sobre manter estes Etf Leverage no longo prazo? Quais são os riscos
Tens o efeito do volatility decay (não me apetece estar a tentar traduzir).

Vamos usar um exemplo no excel:

Imagem

O problema são períodos longos de laterialização, onde devido à alavancagem diária, vais levando cada vez mais tempo a recuperar até ao ponto inicial no 2x face ao 1x (e olha que aqui estou a desconsiderar por completo os custos com a alavancagem do ETF, os quais também "comem" uma parte dos activos do ETF 2x).

E mais uma vez relembro-te que em Fev/Mar, o SP500 2x perdeu mais de 60%. Só não notas isso porque foi muito rápida a recuperação. Mas se o mercado estivesse a lateralizar até hoje, tenho a certeza absoluta que não estarias a pensar em investir neste tipo de produtos :lol: :lol: :lol: (e eu teria perdido um dinheirão :evil: :evil: :evil: ).
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

LongTerm Escreveu: 16 jan 2023 11:40 Posso perguntar se tens em carteira, ou vais ter, algum LETF?
Já tive. Mas saí em Outubro 2021 (comecei em Jan 2019, portanto tive muita sorte), porque acabei por redefinir a minha carteira. E na realidade um ETF 2x mais não é que uma posição 2x no activo A (o que alavancas) e uma posição curta em cash. Sendo assim, preferi diminuir simplesmente a minha posição em cash e aumentar a posição em acções, dado o efeito ser praticamente o mesmo mas sem o risco depois dos subjacentes (swaps) do 2x.
LongTerm
Mensagens: 115
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Re: ETFs

Mensagem por LongTerm »

Gajo Escreveu: 16 jan 2023 13:48
LongTerm Escreveu: 16 jan 2023 11:40 Posso perguntar se tens em carteira, ou vais ter, algum LETF?
Já tive. Mas saí em Outubro 2021 (comecei em Jan 2019, portanto tive muita sorte), porque acabei por redefinir a minha carteira. E na realidade um ETF 2x mais não é que uma posição 2x no activo A (o que alavancas) e uma posição curta em cash. Sendo assim, preferi diminuir simplesmente a minha posição em cash e aumentar a posição em acções, dado o efeito ser praticamente o mesmo mas sem o risco depois dos subjacentes (swaps) do 2x.
Para quem quer investir em LETF, partilho nota de um curso de trading para definir pontos de entrada.
Atencão que mesmo usando este algoritmo, a nota apresenta falhas, já que não existem garantias certas.
Tal como bem referiste o efeito de lateralizacão para um LETF é um risco tremendo, sendo o resultado uma perda quase certa.
O que acho é quando este bear market terminar ou estiver prestas a acabar, vai muita gente entrar alavancada.
Eu de momento tb não tenho LETF.

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 16 jan 2023 13:45 Para não nos dispersarmos na conversa, vim para aqui
Não faças isso... só me dás trabalho! Ia separar direitinho e agora tenho respostas em dois tópicos :evil:

P.S. Mais logo quando ng estiver por aqui eu coloco tudo num novo tópico sobre ETFs alavancados. Acho um tema suficientemente interessante e queria ter isso para quem vier cá pela primeira vez etc etc.
Última edição por Virtua em 16 jan 2023 14:37, editado 2 vezes no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

LongTerm Escreveu: 16 jan 2023 13:59
Gajo Escreveu: 16 jan 2023 13:48
LongTerm Escreveu: 16 jan 2023 11:40 Posso perguntar se tens em carteira, ou vais ter, algum LETF?
Já tive. Mas saí em Outubro 2021 (comecei em Jan 2019, portanto tive muita sorte), porque acabei por redefinir a minha carteira. E na realidade um ETF 2x mais não é que uma posição 2x no activo A (o que alavancas) e uma posição curta em cash. Sendo assim, preferi diminuir simplesmente a minha posição em cash e aumentar a posição em acções, dado o efeito ser praticamente o mesmo mas sem o risco depois dos subjacentes (swaps) do 2x.
Para quem quer investir em LETF, partilho nota de um curso de trading para definir pontos de entrada.
Atencão que mesmo usando este algoritmo, a nota apresenta falhas, já que não existem garantias certas.
Tal como bem referiste o efeito de lateralizacão para um LETF é um risco tremendo, sendo o resultado uma perda quase certa.
O que acho é quando este bear market terminar ou estiver prestas a acabar, vai muita gente entrar alavancada.
Eu de momento tb não tenho LETF.

Imagem
Especular em ETFs alavancados já é suficiente mau. Não vamos juntar análise técnica. Mais vale colocar tudo no preto 17 :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 418
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 122 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 16 jan 2023 14:32
Gajo Escreveu: 16 jan 2023 13:45 Para não nos dispersarmos na conversa, vim para aqui
Não faças isso... só me dás trabalho! Ia separar direitinho e agora tenho respostas em dois tópicos :evil:

P.S. Mais logo quando ng estiver por aqui eu coloco tudo num novo tópico sobre ETFs alavancados. Acho um tema suficientemente interessante e queria ter isso para quem vier cá pela primeira vez etc etc.
Insert "GOT Shame, shame" meme :oops: :oops: :oops: :oops:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Your wish is my command... :lol:

Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

ETFs alavancados

Mensagem por Virtua »

Aqui o tópico sobre ETFs alavancados.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder