Lvsitano Escreveu: ↑06 nov 2025 11:54
Alex Escreveu: ↑06 nov 2025 11:01
Leste o artigo? Como é que do artigo consegues concluir que o aumento das rendas se deve a impor um limite?
Sabes como funciona a lei? E sabes se foi aplicada de igual forma em toda a Espanha?
Assim de memória penso que só a Catalunha é que implementou a lei e há 11 regiões autonomas que não implementaram e têm um aumento superior ao da Catalunha.
Porque a legislação fez com que desaparecessem milhares de imóveis do mercado em Barcelona, é simples. Há inclusive interessados em alugar, com capacidade económica para pagar arrendamentos caros, mas simplesmente não há. Esse tipo de controlo de rendas tem o efeito de desincentivar o arrendamento. Num mercado já carente de habitação, se desaparecem milhares de imóveis do mercado, os preços das que estão disponíveis aumentam. Além disso, muitos proprietários entraram no regime de aluguer temporário, que não está sujeito às mesmas regras.
Não há nada no artigo que suporte os teus comentários, o anteiror e este.
Os teus comentários são baseados em percepções que já tens sobre o tema.
O artigo desmente-te, a limitação de rendas aconteceu em 2024, sendo que a unica região autonoma a implementar foi a Catalunha, Se leres o artigo vais ver que a Catalunha foi a 12º região no aumento de preços.
Estás a confundir dimensões diferentes, uma é o
aumento das rendas (a Catalunha está em 12º lugar), outra é a capital da região autonoma que tem as
rendas mais altas (Barcelona).
Estarias certo se a Catalunha tivesse sido a região onde as rendas aumentaram mais, o que não foi, repito, está em 12º, 7,1% de aumento. Madrid, que não limitou as rendas aumentou 12,1%.
Já agora, mais um "prego" no teu raciocionio, em 2024 Barcelona aprovou uma lei que vai acabar com o alojamento local nas zonas residências até 2028.
O presidente da Câmara de Barcelona, Jaume Collboni, anunciou que a cidade deixará de emitir licenças para alojamentos turísticos em áreas residenciais e não renovará as licenças atuais após novembro de 2028.
"Em Novembro de 2028, já não haverá qualquer alojamento turístico destes em Barcelona" pode ler-se em comunicado disponibilizado pela autarquia, e citado pelo jornal Público. Tal porque o município informa que "não validará qualquer planeamento turístico que compatibilize o uso turístico de alojamentos com residências permanentes.
Esta medida, tal como escreve o jornal Público, visa aumentar a oferta de habitação acessível e enfrentar a "emergência habitacional". A cidade pretende recuperar mais de 10.000 alojamentos para uso residencial.
A Câmara garantiu que em novembro de 2028 já não haverá alojamentos turísticos em áreas residenciais. As novas regras foram baseadas num decreto-lei aprovado pela Generalitat da Catalunha.
https://portocanal.sapo.pt/noticia/352485
Faltou dizer que não estou a embirrar contigo, há uns anos que tenho uma casa alugada em Espanha, numa capital autonómica e que passo talvez metade do ano em Espanha. E por isso conheço bem a realidade espanhola, dai ter-me chamado à atenção o teu comentário inicial que não estava a bater certo com o que conheço.
