Eu diria que não sofres praticamente nada, os imóveis estão segurados, e a seguradora indemniza o fundo, um prédio ter ardido perdes no imediato a renda, entre dezenas de imóveis o impacto no fundo é quase irrelevante, é como uma ou mais empresas irem á falência num fundo de investimento de acções.
Fundos de Investimento
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 905 times
- Been thanked: 1215 times
Re: Fundos de Investimento
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 605 times
- Been thanked: 1087 times
Outra situação seria incumprimento de um inquilino, em especial uma grande empresa com vários contratos. Mas não sei se os fundos trabalham com clientes em exclusividade, ou se a empresa X pode arrendar imóveis a ambos.D@emoon Escreveu: ↑13 nov 2025 20:01 Eu diria que não sofres praticamente nada, os imóveis estão segurados, e a seguradora indemniza o fundo, um prédio ter ardido perdes no imediato a renda, entre dezenas de imóveis o impacto no fundo é quase irrelevante, é como uma ou mais empresas irem á falência num fundo de investimento de acções.
Prefere-se um fundo de investimento em vez de poucas dezenas de ações individuais, entre outras razões pela diversificação. Mas já não se prefere pelo mesmo motivo dois fundos com ações de empresas distintas (assumindo que não se aumenta as despesas)? A diversificação e os juros compostos não são a 8ª e 9ª maravilhas do mundo?
Além disso, assim todos os anos terei unidades do fundo Square que mais rendeu
-
Lvsitano
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 416 times
- Been thanked: 494 times
Há um "dividendo" que também contas nestes fundos imobiliários comerciais, quando detêm centros comerciais, recebem parte dos lucros das lojas. Além da renda mensal, quando há determinada faturação, a gestora do CC também recebe uma parte. Penso que a Square tenha alguma coisa.
- D@emoon
Qualquer inquilino comercial tem essa possibilidade na Square sim, pelo menos no Property sei que sim.Lvsitano Escreveu: ↑13 nov 2025 20:52 Há um "dividendo" que também contas nestes fundos imobiliários comerciais, quando detêm centros comerciais, recebem parte dos lucros das lojas. Além da renda mensal, quando há determinada faturação, a gestora do CC também recebe uma parte. Penso que a Square tenha alguma coisa.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- D@emoon
Fui brincar com o Chat GPT a perguntar o top 10 de cada um:
Interpretação curta e implicações práticas
Property Core: lista de inquilinos mais diversificada por percentagens mais distribuídas (maior número de nomes com participação significativa), contratos longos em muitos casos — isto reduz risco de receita imediata por incumprimento.
CA Património Crescente: maior concentração nos top 2–3 inquilinos (Modelo Continente, Eroski, SuperSol/DOHM/Fidelidade). Concentração assim pode aumentar o risco caso um desses grandes inquilinos retraiam operações ou incumpram.
........................
O Property também tem Continente, Eroski, SuperSol, Fidelidade por exemplo, ou seja, diversificação só se for em termos de localizações, porque em termos de grupos económicos ambos têm exposições sobrepostas.
Interpretação curta e implicações práticas
Property Core: lista de inquilinos mais diversificada por percentagens mais distribuídas (maior número de nomes com participação significativa), contratos longos em muitos casos — isto reduz risco de receita imediata por incumprimento.
CA Património Crescente: maior concentração nos top 2–3 inquilinos (Modelo Continente, Eroski, SuperSol/DOHM/Fidelidade). Concentração assim pode aumentar o risco caso um desses grandes inquilinos retraiam operações ou incumpram.
........................
O Property também tem Continente, Eroski, SuperSol, Fidelidade por exemplo, ou seja, diversificação só se for em termos de localizações, porque em termos de grupos económicos ambos têm exposições sobrepostas.
-
superkinas
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 33 times
- Been thanked: 96 times
tenta pesquisar aquiAntonio84Pereira Escreveu: ↑12 nov 2025 22:23Bem já dei 3000 voltas e com aquele ISIN não encontro o da Amundi que colocaste, no Best quando pesquiso para subscrever. Estranho! Nem mesmo pelo descritivo!
Encontro por aqui:
Mas aqui não:
![]()
https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMo ... isa-fundos
-
superkinas
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 33 times
- Been thanked: 96 times
eu uso Invest para PPR e Carteira ETF principal, 1 ou 2 compras máximo por anofhff Escreveu: ↑12 nov 2025 23:32Tenho ideia que no Invest a compra mínima em FI é de 1.000 EUR. Também uso o Invest para FI e PPR. ETF´s tenho na Degiro e, tendo já lá acumulado algum capital, penso, em breve, fazer uma rotação para a IB, mantendo o que tenho na Degiro e começando a comprar na IB.superkinas Escreveu: ↑12 nov 2025 19:13Eu sigo este princípio, tenho carteira fundos no best , conta de etf no investLvsitano Escreveu: ↑12 nov 2025 16:26 No Invest não há custódia de títulos, portanto só há o custo de aquisição e venda do ETF, comparado ao Best. Os FI para reforços mensais acabam por ser mais vantajosos, porque sendo quantias mais pequenas não levam a talhada na aquisição como um ETF, que tem sempre um custo mínimo.
Penso que qualquer destes fundos é já bastante diversificado. tendo em contaD@emoon Escreveu: ↑13 nov 2025 18:10Os gestores são diferentes, e os imóveis obviamente que são diferentes, cada um tem a sua valorização, a gestão sim é muito semelhante, ativos em Portugal e Espanha, yields de 7%/7,5% ( ajustado ao mercado que existir na altura ), não me recordo se foi no Best ou em outro vídeo, vi o CEO a dizer que os fundos fazem concorrência um ao outro, agora obviamente que um tem a capacidade de comprar shoppings de 100M€ e o outro não.Alex Escreveu: ↑13 nov 2025 17:25
Considerando que a gestão é feita pela mesma empresa e que os resultados são muito semelhantes, ter um ou outro parece ser pouco relevante, no entanto a duvida que tenho é se gestão passa a dar preferência a um produto em detrimento de outro já que ambos têm o mesmo âmbito.
A acompanhar com atenção.
âmbito semelhante e mesma empresa gestora não vejo vantagem em ter ambos os fundos, embora não veja problema.
Para valores elevados eu preferia diversificar de gestora, não vá haver algum probllema com a gestora ou em caso de fraude, ou diversificar de mercado. Dos portuggueses o fundimo não é mau, mas tem custos de entrada e saida e janelas de resgates maiores.
Os fundos da corum tem ambitos diferentes, europeu ou mundial, o que é uma diversificação em relação aos fundos da square. Tem custo de resgate grande, mas em prazo de 10 anos tem tido rentabilidades de cerca de 6% já contando esses custos.
- D@emoon
Aí até já posso concordar, diversificação por gestora, por imóveis nem tanto até porque já se viu que a diversificação não é assim tanta entre os dois fundos, mas também não vejo mal que o façam, mas parece um pouco aquelas pessoas que têm dois ou três ETFs S&P 500.dfserra Escreveu: ↑14 nov 2025 10:59
Penso que qualquer destes fundos é já bastante diversificado. tendo em conta
âmbito semelhante e mesma empresa gestora não vejo vantagem em ter ambos os fundos, embora não veja problema.
Para valores elevados eu preferia diversificar de gestora, não vá haver algum probllema com a gestora ou em caso de fraude, ou diversificar de mercado. Dos portuggueses o fundimo não é mau, mas tem custos de entrada e saida e janelas de resgates maiores.
Os fundos da corum tem ambitos diferentes, europeu ou mundial, o que é uma diversificação em relação aos fundos da square. Tem custo de resgate grande, mas em prazo de 10 anos tem tido rentabilidades de cerca de 6% já contando esses custos.
Mas também digo uma coisa, para mim, nenhum fundo imob são tão bons como os da Square em termos de risco vs rentabilidade.
- JRJordao
Do que vi, todos os restantes FIIA nacionais ou são distributivos, ou já passaram por desvalorizações consideráveis, ou têm custos de subscrição e/ou resgate consideráveis. Nenhum me convenceu como alternativa aos da Square, infelizmente.dfserra Escreveu: ↑14 nov 2025 10:59 Para valores elevados eu preferia diversificar de gestora, não vá haver algum probllema com a gestora ou em caso de fraude, ou diversificar de mercado. Dos portuggueses o fundimo não é mau, mas tem custos de entrada e saida e janelas de resgates maiores.
- D@emoon
Para mim não há melhor, eu andei a namorar o CA durante algum tempo, e mesmo na altura as condições de resgate até eram piores, e andei a pesquisar tudo o que havia, admito que hoje em dia haja mais alternativas, mas para mim um fundo imobiliário não pode ter classes de risco de 3 como alguns, nem investirem em residencias ou construções, para mim um fundo imob é como se eu fosse comprar directamente um imóvel e receber a renda, mas com a vantagem de não ter de me chatear com inquilinos, imi, condominio, obras, etc etc, e até agora só os da Square me preenchem nesse sentido, isto é mau para um fundo de risco 1? 2022 6,09%, 2023 5,37%, 2024 5,50 YTD 5,56% é espectacular, claro se arrangarem depósitos a prazo a 6% já não é tão bom
- JRJordao
De acordo.D@emoon Escreveu: ↑14 nov 2025 12:26Para mim não há melhor, eu andei a namorar o CA durante algum tempo, e mesmo na altura as condições de resgate até eram piores, e andei a pesquisar tudo o que havia, admito que hoje em dia haja mais alternativas, mas para mim um fundo imobiliário não pode ter classes de risco de 3 como alguns, nem investirem em residencias ou construções, para mim um fundo imob é como se eu fosse comprar directamente um imóvel e receber a renda, mas com a vantagem de não ter de me chatear com inquilinos, imi, condominio, obras, etc etc, e até agora só os da Square me preenchem nesse sentido, isto é mau para um fundo de risco 1? 2022 6,09%, 2023 5,37%, 2024 5,50 YTD 5,56% é espectacular, claro se arrangarem depósitos a prazo a 6% já não é tão bom![]()
Mas nos DIF vejo risco 2
https://www.squaream.pt/pdfs/file_1762455232.pdf
https://www.squaream.pt/pdfs/file_1747329733.pdf
- D@emoon
O Property vem ainda desde o 2020 e do ano passado ou há dois anos ter vendido um imóvel e ter caido num dia, como o intervalo de volatilidade para o risco 2 é de 0,50% a 2,00% ainda falta mais um tempinho para cair para 1, a volatilidade a 1 ano já está em 0,55%, para mim é praticamente risco 1.JRJordao Escreveu: ↑14 nov 2025 12:55
De acordo.
Mas nos DIF vejo risco 2
https://www.squaream.pt/pdfs/file_1762455232.pdf
https://www.squaream.pt/pdfs/file_1747329733.pdf
O CA não sei porquê mas deve ter tido também alguma venda ou assim.
- JRJordao
Informação interessante. Consegues indicar alguma página com os intervalos de volatilidade (e outros requisitos, se houver) para os vários níveis de risco?D@emoon Escreveu: ↑14 nov 2025 13:19 O Property vem ainda desde o 2020 e do ano passado ou há dois anos ter vendido um imóvel e ter caido num dia, como o intervalo de volatilidade para o risco 2 é de 0,50% a 2,00% ainda falta mais um tempinho para cair para 1, a volatilidade a 1 ano já está em 0,55%, para mim é praticamente risco 1.
O CA não sei porquê mas deve ter tido também alguma venda ou assim.
- D@emoon
Primeira página tens os niveis de risco, e por exemplo se fores ao fundo no Best, clicas em rating e risco, mais abaixo tens a Análise rendibilidade/risco e depois vês o desvio padrão, basicamente é isso que determina depois as classes de risco.