Carteira Rentabilidade anualizada Rentabilidade da carteira ( mesmo assim 14% ao ano nos últimos 3 anos, para mim, pessoalmente, é muito bom )
Fundos de Investimento
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 950 times
- Been thanked: 1288 times
Re: Fundos de Investimento
Já a minha vai andando... 
Carteira Rentabilidade anualizada Rentabilidade da carteira ( mesmo assim 14% ao ano nos últimos 3 anos, para mim, pessoalmente, é muito bom )
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Muito bom!D@emoon Escreveu: ↑24 dez 2025 12:06 Já a minha vai andando...
Carteira
Captura de ecrã 2025-12-24 114727.png
Rentabilidade anualizada
Captura de ecrã 2025-12-24 114951.png
Rentabilidade da carteira ( mesmo assim 14% ao ano nos últimos 3 anos, para mim, pessoalmente, é muito bom )
Captura de ecrã 2025-12-24 115233.png
O fundo júpiter global fund onde é possível subscrever? Banco Best ou outro? Tem valor de subscrição mínimo?
Obrigado e continuação de Boas festas a todos os membros do fórum!
- D@emoon
Aparece ai assim global fund ( nome da sociedade ) mas o nome do fundo é Jupiter European Select, eu só tenho fundos no Best, penso que o mínimo é de 500€.
- D@emoon
Até para o ano pessoal 
- Anexos
-
- Boas Festas do Fórum do Investidor.jpg (204.58 KiB) Visto 788 vezes
Viva!Patanisca Escreveu: ↑24 dez 2025 10:54 Planos para início de 2026. Livrar-me do entulho!! Que me custou muito dinheiro em 2025.
Trocar o JPM America todo pelo Fidelity Index SP500.
Reduzir o AB e Loomis (USA Growth) e rodar para Property Core Real Estate.
Trocar o JPM Global pelo JPM Europe ou Fidelity World Index, ou alocar parte da posição a Property Core Real Estate.
Essencialmente, quero concentrar a minha exposição a stocks no melhor fundo SP500, que é o Fidelity. Manter alguma exposição a Europa. Eventualmente vou ver se existe alguma oferta interessante de Index Europe (acho que já vi qualquer coisa do EuroStoxx50 da Fidelity).
Mantenho o Global Technology da Fidelity.
Reduzir exposição a FI de stocks USA e rodar para o da Square.
Os reforços em 2026 conto serem todos para FI Real Estate (Best + CA).
![]()
Mas já não tens exposição à Europa através do fundo JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR?
Para ter acesso a todos os fundos disponíveis no Banco Best é necessário ter conta e login efetuado? É que estive a dar uma olhadela e por exemplo não encontro o Jupiter European select disponível para investimento (apenas aparece quando faço pesquisa no motor de busca do site). Já o JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR, encontro na gestão de carteiras no portefólio selector (perfil moderado). Será azelhice minha?
Boas Festas,
Algum motivo em especial para teres escolhido o Best?
- D@emoon
Diversidade, é o banco com maior oferta de fundos de investimento.
- D@emoon
Podes ir a Investimento lá em cima no site, depois escolhes ferramentas de investimento e pesquisa de fundos.atbreu Escreveu: ↑24 dez 2025 16:26
Viva!
Mas já não tens exposição à Europa através do fundo JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR?
Para ter acesso a todos os fundos disponíveis no Banco Best é necessário ter conta e login efetuado? É que estive a dar uma olhadela e por exemplo não encontro o Jupiter European select disponível para investimento (apenas aparece quando faço pesquisa no motor de busca do site). Já o JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR, encontro na gestão de carteiras no portefólio selector (perfil moderado). Será azelhice minha?
Boas Festas,
Devo dizer que há uns anos deparei-me com essa história do short squeeze da prata na altura do auge da GME. Achei até interessante, mas nunca aprofundei-me muito até porque depois apareceu o COVID e a prioridade foi manter-me à tona.
No entanto, nestas últimas semanas esse rally do Ouro, mas principalmente agora da Prata voltaram a chamar-me a atenção.
Pelo avançar da hora não vou me alongar muito, mas é interessante ver algumas "análises" antigas e comparar com o que aconteceu.
Sei que por cá é famoso o Franklin, que investe nas mineradoras. Descobri também este Jupiter (Jupiter Gold & Silver Fund L EUR Acc IE00BYVJR916) no Best que chamou-me muito a atenção por ter quase 20% de exposição ao Ouro e Prata físicos mesmo, através do Sprott (que descobri através da análise do user do reddit).
Claro está que entrar agora é ser típico retalho e entrar na euforia, mas vou nos próximos tempos ficar atento para ver se descubro mais fundos que estejam disponíveis em Portugal com exposição aos Sprott Trusts...
Fontes:
Análise Antiga no Reddit:
Sprott Trusts: https://sprott.com/investment-strategie ... nd-silver/
https://sprott.com/investment-strategie ... unds/gold/
https://sprott.com/investment-strategie ... ds/silver/
Jupiter Gold & Silver Fund L EUR Acc IE00BYVJR916: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/s ... encyId=EUR
Vou-me intrometer aqui no tópico dos fundos de investimento (que não são a minha praia), apenas para vos questionar, já que trouxeram o assunto à baila, que estou a pensar seriamente em começar a meter regularmente duas pequenas % do meu portfolio de ETF's em ouro e prata.
Tinha afastado essa ideia devido aos picos de valorização que o ouro atingiu neste ultimo ano, mas são já varias fontes e diversas pessoas que leio que aconselham a ter uma % em matérias primas, se o objectivo for a longo prazo.
Eu não tenho, nem planeio ter, % em ETF de obrigações, e portanto lá mais para a frente na minha vida, não sei se estou errado ou não em fazer este raciocínio, tinha pensado ter uma % alocada em ouro e prata (ao inicio até tinha pensado apenas em ouro), para servir de amortecedor/balanceador ao meu core de ETF de acções globais.
Não tenho um conhecimento profundo sobre o passado do ouro e prata a longo prazo, mas historicamente não costumam ter grandes picos de desvalorizações pois não ? São conhecidos por manterem uma regularidade, tendo nos últimos anos subido em flecha de valor, estou correcto ou errado nesta avaliação ?
Tinha afastado essa ideia devido aos picos de valorização que o ouro atingiu neste ultimo ano, mas são já varias fontes e diversas pessoas que leio que aconselham a ter uma % em matérias primas, se o objectivo for a longo prazo.
Eu não tenho, nem planeio ter, % em ETF de obrigações, e portanto lá mais para a frente na minha vida, não sei se estou errado ou não em fazer este raciocínio, tinha pensado ter uma % alocada em ouro e prata (ao inicio até tinha pensado apenas em ouro), para servir de amortecedor/balanceador ao meu core de ETF de acções globais.
Não tenho um conhecimento profundo sobre o passado do ouro e prata a longo prazo, mas historicamente não costumam ter grandes picos de desvalorizações pois não ? São conhecidos por manterem uma regularidade, tendo nos últimos anos subido em flecha de valor, estou correcto ou errado nesta avaliação ?
Julgo que isto te ajuda. 7,5 anos só para voltar onde estava.wot89 Escreveu: ↑27 dez 2025 02:48 Vou-me intrometer aqui no tópico dos fundos de investimento (que não são a minha praia), apenas para vos questionar, já que trouxeram o assunto à baila, que estou a pensar seriamente em começar a meter regularmente duas pequenas % do meu portfolio de ETF's em ouro e prata.
Exposição a metais e derivados eu sou a favor enquanto houver um louco na casa branca e vivermos nesta distopia.

Mas no futuro não existe a tendência para os Estados voltarem a acumular reservas de ouro como garantia de segurança ?Patanisca Escreveu: ↑27 dez 2025 08:13Julgo que isto te ajuda. 7,5 anos só para voltar onde estava.wot89 Escreveu: ↑27 dez 2025 02:48 Vou-me intrometer aqui no tópico dos fundos de investimento (que não são a minha praia), apenas para vos questionar, já que trouxeram o assunto à baila, que estou a pensar seriamente em começar a meter regularmente duas pequenas % do meu portfolio de ETF's em ouro e prata.
Exposição a metais e derivados eu sou a favor enquanto houver um louco na casa branca e vivermos nesta distopia.
![]()
E também tinha lido que a prata nos próximos anos vai ser usada como componente fundamental..agora confesso que não decorei para que exatamente, mas que também vai levar uma valorização continua
Se não for ouro, que outro ETF é que serve para equilibrar um portfolio de acções a longo prazo ? Obrigações ?
Ainda há uns largos meses que cheguei a questionar o @Virtua sobre a real importância das obrigações; um EUNA por exemplo, um dos maiores e mais comprados ETF's de obrigações, desde a sua criação/2017, quase a fazer uma década portanto, tem um rendimento negativo de 1,60 %..
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 636 times
- Been thanked: 1143 times