Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 950 times
Been thanked: 1288 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Já a minha vai andando... :lol:

Carteira
Captura de ecrã 2025-12-24 114727.png
Captura de ecrã 2025-12-24 114727.png (37.81 KiB) Visto 800 vezes
Rentabilidade anualizada
Captura de ecrã 2025-12-24 114951.png
Captura de ecrã 2025-12-24 114951.png (64.91 KiB) Visto 800 vezes
Rentabilidade da carteira ( mesmo assim 14% ao ano nos últimos 3 anos, para mim, pessoalmente, é muito bom )
Captura de ecrã 2025-12-24 115233.png
Captura de ecrã 2025-12-24 115233.png (9.97 KiB) Visto 800 vezes
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 577 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 24 dez 2025 12:06 Já a minha vai andando... :lol:

Carteira
Captura de ecrã 2025-12-24 114727.png
Rentabilidade anualizada
Captura de ecrã 2025-12-24 114951.png
Rentabilidade da carteira ( mesmo assim 14% ao ano nos últimos 3 anos, para mim, pessoalmente, é muito bom )
Captura de ecrã 2025-12-24 115233.png
Muito bom! 💪

O fundo júpiter global fund onde é possível subscrever? Banco Best ou outro? Tem valor de subscrição mínimo?

Obrigado e continuação de Boas festas a todos os membros do fórum!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

atbreu Escreveu: 24 dez 2025 12:57
Muito bom! 💪

O fundo júpiter global fund onde é possível subscrever? Banco Best ou outro? Tem valor de subscrição mínimo?

Aparece ai assim global fund ( nome da sociedade ) mas o nome do fundo é Jupiter European Select, eu só tenho fundos no Best, penso que o mínimo é de 500€.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Até para o ano pessoal :D
Anexos
Boas Festas do Fórum do Investidor.jpg
Boas Festas do Fórum do Investidor.jpg (204.58 KiB) Visto 775 vezes

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 91 times
Been thanked: 202 times

Mensagem por Joseba »

Nós estamos é muita mal habituados....
Qualquer coisa com retorno na casa dos 2 dígitos anuais é Excelente!
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 577 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por atbreu »

Patanisca Escreveu: 24 dez 2025 10:54 Planos para início de 2026. Livrar-me do entulho!! Que me custou muito dinheiro em 2025.

Trocar o JPM America todo pelo Fidelity Index SP500.

Reduzir o AB e Loomis (USA Growth) e rodar para Property Core Real Estate.

Trocar o JPM Global pelo JPM Europe ou Fidelity World Index, ou alocar parte da posição a Property Core Real Estate.

Essencialmente, quero concentrar a minha exposição a stocks no melhor fundo SP500, que é o Fidelity. Manter alguma exposição a Europa. Eventualmente vou ver se existe alguma oferta interessante de Index Europe (acho que já vi qualquer coisa do EuroStoxx50 da Fidelity).
Mantenho o Global Technology da Fidelity.

Reduzir exposição a FI de stocks USA e rodar para o da Square.
Os reforços em 2026 conto serem todos para FI Real Estate (Best + CA).

Imagem
Viva!

Mas já não tens exposição à Europa através do fundo JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR?

Para ter acesso a todos os fundos disponíveis no Banco Best é necessário ter conta e login efetuado? É que estive a dar uma olhadela e por exemplo não encontro o Jupiter European select disponível para investimento (apenas aparece quando faço pesquisa no motor de busca do site). Já o JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR, encontro na gestão de carteiras no portefólio selector (perfil moderado). Será azelhice minha?

Boas Festas,
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 162 times
Been thanked: 135 times

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 24 dez 2025 13:21
atbreu Escreveu: 24 dez 2025 12:57
Muito bom! 💪

Aparece ai assim global fund ( nome da sociedade ) mas o nome do fundo é Jupiter European Select, eu só tenho fundos no Best, penso que o mínimo é de 500€.
Algum motivo em especial para teres escolhido o Best?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 25 dez 2025 19:52 Algum motivo em especial para teres escolhido o Best?
Diversidade, é o banco com maior oferta de fundos de investimento.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

atbreu Escreveu: 24 dez 2025 16:26
Viva!

Mas já não tens exposição à Europa através do fundo JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR?

Para ter acesso a todos os fundos disponíveis no Banco Best é necessário ter conta e login efetuado? É que estive a dar uma olhadela e por exemplo não encontro o Jupiter European select disponível para investimento (apenas aparece quando faço pesquisa no motor de busca do site). Já o JPM Europe Equity Plus D perf Acc EUR, encontro na gestão de carteiras no portefólio selector (perfil moderado). Será azelhice minha?

Boas Festas,
Podes ir a Investimento lá em cima no site, depois escolhes ferramentas de investimento e pesquisa de fundos.

Joseba

Mensagem por Joseba »

Holy Macaroni, o que está a passar-se com a Prata!?!?!?!?

O Franklin Precious Metals deve estar ao rubro!!!
Joseba

Mensagem por Joseba »

Joseba Escreveu: 26 dez 2025 23:35 Holy Macaroni, o que está a passar-se com a Prata!?!?!?!?

O Franklin Precious Metals deve estar ao rubro!!!
Devo dizer que há uns anos deparei-me com essa história do short squeeze da prata na altura do auge da GME. Achei até interessante, mas nunca aprofundei-me muito até porque depois apareceu o COVID e a prioridade foi manter-me à tona.

No entanto, nestas últimas semanas esse rally do Ouro, mas principalmente agora da Prata voltaram a chamar-me a atenção.

Pelo avançar da hora não vou me alongar muito, mas é interessante ver algumas "análises" antigas e comparar com o que aconteceu.

Sei que por cá é famoso o Franklin, que investe nas mineradoras. Descobri também este Jupiter (Jupiter Gold & Silver Fund L EUR Acc IE00BYVJR916) no Best que chamou-me muito a atenção por ter quase 20% de exposição ao Ouro e Prata físicos mesmo, através do Sprott (que descobri através da análise do user do reddit).
Claro está que entrar agora é ser típico retalho e entrar na euforia, mas vou nos próximos tempos ficar atento para ver se descubro mais fundos que estejam disponíveis em Portugal com exposição aos Sprott Trusts...

Fontes:
Análise Antiga no Reddit:

Sprott Trusts: https://sprott.com/investment-strategie ... nd-silver/
https://sprott.com/investment-strategie ... unds/gold/
https://sprott.com/investment-strategie ... ds/silver/

Jupiter Gold & Silver Fund L EUR Acc IE00BYVJR916: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/s ... encyId=EUR
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 104 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por wot89 »

Vou-me intrometer aqui no tópico dos fundos de investimento (que não são a minha praia), apenas para vos questionar, já que trouxeram o assunto à baila, que estou a pensar seriamente em começar a meter regularmente duas pequenas % do meu portfolio de ETF's em ouro e prata.

Tinha afastado essa ideia devido aos picos de valorização que o ouro atingiu neste ultimo ano, mas são já varias fontes e diversas pessoas que leio que aconselham a ter uma % em matérias primas, se o objectivo for a longo prazo.

Eu não tenho, nem planeio ter, % em ETF de obrigações, e portanto lá mais para a frente na minha vida, não sei se estou errado ou não em fazer este raciocínio, tinha pensado ter uma % alocada em ouro e prata (ao inicio até tinha pensado apenas em ouro), para servir de amortecedor/balanceador ao meu core de ETF de acções globais.

Não tenho um conhecimento profundo sobre o passado do ouro e prata a longo prazo, mas historicamente não costumam ter grandes picos de desvalorizações pois não ? São conhecidos por manterem uma regularidade, tendo nos últimos anos subido em flecha de valor, estou correcto ou errado nesta avaliação ?
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 87 times
Been thanked: 114 times

Mensagem por Patanisca »

wot89 Escreveu: 27 dez 2025 02:48 Vou-me intrometer aqui no tópico dos fundos de investimento (que não são a minha praia), apenas para vos questionar, já que trouxeram o assunto à baila, que estou a pensar seriamente em começar a meter regularmente duas pequenas % do meu portfolio de ETF's em ouro e prata.

Tinha afastado essa ideia devido aos picos de valorização que o ouro atingiu neste ultimo ano, mas são já varias fontes e diversas pessoas que leio que aconselham a ter uma % em matérias primas, se o objectivo for a longo prazo.

Eu não tenho, nem planeio ter, % em ETF de obrigações, e portanto lá mais para a frente na minha vida, não sei se estou errado ou não em fazer este raciocínio, tinha pensado ter uma % alocada em ouro e prata (ao inicio até tinha pensado apenas em ouro), para servir de amortecedor/balanceador ao meu core de ETF de acções globais.

Não tenho um conhecimento profundo sobre o passado do ouro e prata a longo prazo, mas historicamente não costumam ter grandes picos de desvalorizações pois não ? São conhecidos por manterem uma regularidade, tendo nos últimos anos subido em flecha de valor, estou correcto ou errado nesta avaliação ?
Julgo que isto te ajuda. 7,5 anos só para voltar onde estava.
Exposição a metais e derivados eu sou a favor enquanto houver um louco na casa branca e vivermos nesta distopia.

Imagem
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 104 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por wot89 »

Patanisca Escreveu: 27 dez 2025 08:13
wot89 Escreveu: 27 dez 2025 02:48 Vou-me intrometer aqui no tópico dos fundos de investimento (que não são a minha praia), apenas para vos questionar, já que trouxeram o assunto à baila, que estou a pensar seriamente em começar a meter regularmente duas pequenas % do meu portfolio de ETF's em ouro e prata.

Julgo que isto te ajuda. 7,5 anos só para voltar onde estava.
Exposição a metais e derivados eu sou a favor enquanto houver um louco na casa branca e vivermos nesta distopia.

Imagem
Mas no futuro não existe a tendência para os Estados voltarem a acumular reservas de ouro como garantia de segurança ?

E também tinha lido que a prata nos próximos anos vai ser usada como componente fundamental..agora confesso que não decorei para que exatamente, mas que também vai levar uma valorização continua :?

Se não for ouro, que outro ETF é que serve para equilibrar um portfolio de acções a longo prazo ? Obrigações ?

Ainda há uns largos meses que cheguei a questionar o @Virtua sobre a real importância das obrigações; um EUNA por exemplo, um dos maiores e mais comprados ETF's de obrigações, desde a sua criação/2017, quase a fazer uma década portanto, tem um rendimento negativo de 1,60 %..
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 636 times
Been thanked: 1143 times

Mensagem por JRJordao »

wot89 Escreveu: 28 dez 2025 01:16 Se não for ouro, que outro ETF é que serve para equilibrar um portfolio de acções a longo prazo ? Obrigações ?
Fundo imobiliário não cotado (baixa liquidez)?
Responder