Depósitos a Prazo

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
BABM
Registado: 09 jun 2025 13:34
Has thanked: 82 times
Been thanked: 8 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por BABM »

JRJordao Escreveu: 19 jun 2026 17:04 Pequeno feedback final da adesão do meu conhecido ao BluOr.

Recebeu os dados de acesso ao homebanking, que diz ser "lindo" (sem ironia) :) . A transferência para lá, que fez do Revolut, seguiu como SEPA tradicional, não imediata.

A questão da % de retenção a aplicar continua por confirmar. Mas é da opinião (e eu concordo) que sendo os juros pagos só no final do prazo já em 2027, não é uma situação urgente. Penso que quem recebe dividendos dos EUA em corretoras também não precisa submeter o W-8BEN antes de / logo ao comprar as ações.
Então nesse caso, pelo que percebi, ainda não tem a confirmação se aceitaram a certidão do portal das finanças para efeitos de redução da taxa de retenção, certo?

Sim, realmente não é urgente. Mas se não aceitarem e não nos aplicarem o regime de redução na taxa de retenção, o DP perde o interesse, pela questão da duplicação de tributação :|

Obrigado pelo feedback!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 745 times
Been thanked: 1392 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

BABM Escreveu: 20 jun 2026 19:49 Então nesse caso, pelo que percebi, ainda não tem a confirmação se aceitaram a certidão do portal das finanças para efeitos de redução da taxa de retenção, certo?

Sim, realmente não é urgente. Mas se não aceitarem e não nos aplicarem o regime de redução na taxa de retenção, o DP perde o interesse, pela questão da duplicação de tributação :|
Certo.

Entretanto, estive a ver o pedido de certificação de residência fiscal no Portal das Finanças, e fiquei razoavelmente confiante que serve pois pode-se escolher mesmo esse motivo. O que me surpreendeu é que parece ser necessário indicar o valor do rendimento. E no ano a que ele diz respeito só se pode escolher até 2026. Para os juros que só serão pagos em 2027, penso que precisaremos de uma certidão pedida nesse ano.
.
Anexos
MotivoCertidao.png
MotivoCertidao.png (17.47 KiB) Visto 31 vezes
Responder